Reimaginações literárias distribuídas entre o papel e o ecrã: o caso de Composition No.1
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31255Palavras-chave:
Livro, Impresso, Eletrônico, Digital, Pós-digital,Resumo
O presente trabalho é uma reflexão sobre o romance Composition No.1, de Marc Saporta, na sua instanciação enquanto livro impresso e aplicação para iPad. Pretende-se compreender de que forma a transformação e transdução do texto de Marc Saporta informa-nos acerca da sua condição textual e literária na contemporaneidade digital .Proponho que uma das estratégias atuais na aproximação à categoria livro, e especialmente ao gênero narrativo, é a da retroação da digitalidade e dos modelos eletrônicos em processos de intensificação do bibliográfico. Ao mesmo tempo que, e uma vez que falamos de processos de feedback, tais exercícios servem, paradoxalmente, a reconceptualização da própria literatura eletrônica numa lógica e estratégia característica da pós-digitalidade.
Downloads
Referências
ANDERSEN, Christian Ulrik, Soren Pold. Manifesto for a Post-Digital Interface. The new everyday. A media commons project. Special issue “The Operative Image.” Ingrid Hoelzl (curadora). Out., 2014.
BAKHTIN, M.M. Dialogic imagination: four essays. Ed. Michael Holquist. Trans.Caryl Emerson e Michael Holquist. Texas: University of Texas Press,1981.
BOLTER, Jay David, Richard Grusin. Remediation: understanding new media. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2000.
BOOTZ, Phillipe. “Digital Poetry: From Cybertext to Programmed Forms.” Leonardo Electronic Almanac “New Media Poetry and Poetics” Special Issue. 14 (5-6), 2006.
CRAMER, Florian. “Post-Digital Aesthetics.” Jeu de Paume / Le Magazine. 5 jan. 2013.
CRAMER, Florian. 2014. “What Is ‘Post-Digital’?” Aprja.net.
DRUCKER, Johanna. Entity to event: from literal, mechanistic materiality to probabilistic materiality. Parallax 15 (4), p. 7–17, 2009.
EMERSON, Lori. Reading writing interfaces: from the digital to the bookbound. Minneapolis: Univ Of Minnesota Press, 2014.
ESKELINEN, Markku. Cybertext poetics: the critical landscape of new media literary theory. New York: Bloomsbury Academic, 2012.
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Mediações. Lisboa: Relógio d’Água, 1998.
FUNKHOUSER, C.T. Poetic mouldings on the Web. In: New directions in digital poetry, p. 1- 22. London: Continuum, 2012.
GUMBRECHT, Hans. Production of presence: what meaning cannot convey. Stanford, Calif: Stanford University Press, 2003.
HAYLES, N. Katherine, Anne Burdick. Writing machines. Cambridge, Mass: The MIT Press, 2002.
PLAZA, Julio. O Livro Como Forma de Arte. In: Perspectivas Do Livro de Artista, 2009.
PORTELA, Manuel. Scripting reading motions: the codex and the computer as self-reflexive machines. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2013.
PRESSMAN, Jessica. Digital modernism: making it new in new media. New York: Oxford University Press, 2014.
RECKWITZ, Andreas. The status of the ‘Material’ in theories of culture: from ‘Social Structure’ to ‘Artefacts'. In: Journal for the Theory of Social Behaviour 32 (2), 195–217, 2002.
RETTBERG, Jill Walker. “Composition No. 1.” ELMCIP, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2014.
THOMPSON, Simon. Composition No.1 (Apple App) (version 1.0). Visual Editions, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sandra Bettencourt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.