A voz do discurso poético no Brasil: uma contribuição para a cartografia de poéticas orais da região Sul
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31246Palavras-chave:
Voz, Discurso poético, PerformanceResumo
O artigo A voz do discurso poético no Brasil: uma contribuição para a cartografia de poéticas orais da região Sul reuniu e analisou projetos e dissertações desenvolvidos sobre a poesia oral, os quais estabelecem diferentes linhas de pesquisas realizadas na última década na Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizada na região Sul. Este material serviu para a construção de uma metacrítica sobre a voz do discurso poético, buscou-se perceber quais abordagens e referenciais teóricos vêm sendo empregados na análise de poesias orais, desse modo, colaboramos para a construção de uma cartografia de poéticas orais da região Sul. Esse artigo é proveniente do projeto Cartografia de Poéticas Orais do Brasil. Sua execução partiu da seguinte estrutura: a) seleção de produções acadêmicas, projetos de pesquisa, teses e dissertações no âmbito da região Sul do Brasil, tendo por especificidade a produção de pesquisas científicas da Universidade Federal do Paraná; b) Enquadramento das pesquisas selecionadas através de critérios formalizados pelo projeto Cartografia de Poéticas Orais do Brasil e c) Leitura crítica realizada a partir do material selecionado, a fim de propiciar a discussão sobre a fenomenologia da voz nos discursos poéticos.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Estímulos da Criação Literária. In: Literatura e Sociedade. 8 ed. T. A. Queiroz, Publifolha: São Paulo, 2000.
FERNANDES, Frederico. Oralidade e Literatura: manifestações e abordagens no Brasil. Londrina: Eduel, 2003.
FRANCO, Rosa Daniele. A voz: uma concepção fenomenológica. 2008.104 p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
GUIMARÃES, Duarte Azevedo Denise. Poesia Visual e Movimento: Da Página impressa aos Multimeios. 2004. 360 p. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.
HAVELOCK, Eric. Prefácio a Platão. Tradução Enid Abreu Dobránzsky. Campinas, SP: Papirus, 1996.
MARCUSCHI, L. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (Org). Investigando a relação oral e escrita e a teoria do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2001.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes; 1999.
SCHETTERT, Heloiza. Rima como Estratégia Cognitiva no Letramento de Jovens e Adultos. 2007. 174 p. Dissertação (Mestrado o em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
SEYMOUR, P. H. K. Les fondations du développement orthographique et morp. In: RIEBEN, L. ; FAYOL, M.; PERFETTI C. A. (Eds.). Des orthographes et leur acquisition. La Delachaux & Niestle, 1997.
THÍEL, Cristine Janice. Pele Silenciosa, Pele Sonora: a construção da identidade Indígena Brasileira e Norte- Americana na Literatura. 300 p. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
TORRES, Marcos Alberto. A Paisagem Sonora da Ilha dos Valadares: Percepção e Memória na Construção do Espaço. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Thays Caroline Barroca Ribeiro Morettini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.