O desenraizamento em Canto dos Emigrantes: subversão do Cordel do Fogo Encantado
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31243Palavras-chave:
Poéticas Orais, Canção, DesenraizamentoResumo
Poéticas orais usualmente são associadas aos chamados etnotextos, isto é, discursos que a comunidade desenvolve sobre si mesma, em processos de legitimação vinculados à autoria coletiva. No entanto, a poesia de produção e circulação oralizada também se manifesta em produtos de natureza radicalmente diversa, em que a afirmação identitária é desfocada em prol da discussão sobre o desenraizamento – situações em que o homem vivencia experiências distintas das observadas em suas origens, abraçando o cosmopolitismo. Em uma aparente contradição, alguns dos bens culturais que melhor exploram o sentido de desenraizamento são produzidos por realizadores visceralmente conectados aos etnotextos, deixando entrever que a compreensão do ser parte de uma comunidade é indissociável dos sentimentos de não pertencimento, estrangeirismo e exílio. O artigo examina um desses textos, especificamente o poema Cantos dos emigrantes, de Alberto da Cunha Melo, musicado pela banda Cordel do Fogo Encantado. O objetivo é identificar e discutir como o desenraizamento é tratado nas esferas verbal e rítmica, constituindo o próprio cerne da composição em destaque.
Downloads
Referências
BOSI, Eclea. O que é desenraizamento? Revista de Cultura, ano 77, vol. LXXVII, nº6, Petrópolis: Editora Vozes, 1983.
CALADO, Carlos. O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CAVALCANTI, Helenilda. O desencontro do ser e do lugar: a migração nordestina para São Paulo. Coojornal - Revista Rio Total. Disponível em: www.riototal.com.br/coojornal/academicos034.htm. Acesso em 19 jul. 2011.
CÍCERO, Antônio. Finalidade sem fim: ensaios sobre poesia e arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
CORDEL DO FOGO ENCANTADO, Site Oficial. Disponível em: <http://cordeldofogoencantado.uol.com.br>. Acesso em: 20 jul. 2011.
LETRAS TERRA. Site oficial. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/>. Acesso em: 21 jul. 2011.
LIMA, Ana Paula Campos. Considerações acerca do processo de hibridização cultural sofrido pelo Cordel do Fogo Encantado: novas identidades em tempos de globalização. Revista Contemporânea, n. 4, 2005.
MELO, Alberto da Cunha. Noticiário. Recife: Edições Pirata, 1979.
MORONI, Andréia. Poesia oral e memória no Cordel do Fogo Encantado. X Seminário de La APEC: 10 años de Saber y Memoria. Barcelona, 18-19 mai.2005. Disponível em: http://www.apecbcn.org/seminarios/Seminario_2005.pdf. Acesso em: 20 jul. 2011.
PELEN, Jean-Noël. Memória da literatura oral. A dinâmica discursiva da literatura oral: reflexões sobre a noção de etnotexto. Trad. Maria T. Sampaio. História e Oralidade (PUCSP) v.22, 2001.
VLADI, Nadja. O negócio da música: como os gêneros musicais articulam estratégias de comunicação para o consumo cultural. In: JANOTTI JR, Jeder Silveira; LIMA, Tatiana Rodrigues; PIRES, Victor de Almeida Nobre (org.). Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de Internet. Porto Alegre: Simplíssimo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Ana Claudia Freitas Pantoja
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.