O antes e o depois da independência: vivências e tradições na literatura moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31240Palavras-chave:
Luís Bernardo Honwana, Nós matamos o Cão-Tinhoso, Suleiman Cassamo, O regresso do morto, tradiçãoResumo
O presente artigo aborda as relações entre duas obras de contos moçambicanas, uma escrita durante a Guerra da Independência, Nós matamos o Cão-Tinhoso de Luís Bernardo Honwana, e outra publicada no momento pósindependência, O regresso do morto de Suleiman Cassamo, refletindo sobre as representações da tradição do país.
Downloads
Referências
CASSAMO, Suleiman. O regresso do morto. Lisboa: Caminho, 1997.
CORRENTE D’ESCRITAS. Entrevista a Mia Couto. Disponível em: <http://www.cm-pvarzim.pt/povoa-cultural/pelouro-cultural/areas-deaccao/correntes-d-escritas/edicoes-anteriores/correntes-d-escritas-2008/entrevistasaos-escritores/entrevista-a-mia-couto>. Acesso em: 25 de julho de 2011.
HONWANA, Luís Bernardo. Nós matamos o Cão-Tinhoso. São Paulo: Ática, 1980.
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades e escritas nas Literaturas Africanas. Lisboa: Colibri, 1998.
MOREIRA, Terezinha Taborda. O vão da voz: a metamorfose do narrador na ficção moçambicana. Belo Horizonte: EDIPUCMG, 2005.
PADILHA, Laura Cavalcante. Novos pactos, outras ficções: ensaios sobre literaturas afro-luso-brasileiras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
TUTIKIAN, Jane. Velhas identidades novas: o pós-colonialismo e a emergência das nações de língua portuguesa. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Bianca Rodrigues Bratkowski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.