Dioguinho: o mítico representante da sociedade e do baditismo caipira

Autores

  • Nilce Camila de Carvalho Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2009v4.e30991

Palavras-chave:

Caipira, Mito, Banditismo social, Dioguinho

Resumo

A opressora “civilização do café”, que teve seu auge no final do século XIX e que foi responsável pelo avanço do capitalismo no sertão paulista, formou não apenas coronéis e trabalhadores rurais, mas também indivíduos oprimidos pela estratificação social vigente. Essa posição social desprivilegiada ocasionou o surgimento de vários bandidos que passaram a atemorizar a população rural. Esse artigo visa discutir a formação de um mito em torno de um bandoleiro que se aliou aos poderosos senhores do café para servilos. Dioguinho, como era conhecido, foi o motivo de três narrativas literárias que, além de apresentar seus crimes, sua impunidade e a de seus cúmplices, apresentam as inúmeras lendas que foram transmitidas oralmente pelo povo que o temia e que, de certo modo, o tinha por herói.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilce Camila de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda da Universidade Estadual de Londrina

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O vocabulário da praça pública na obra de Rabelais. In: BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. 3. ed. Trad. Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec/ Brasília: Editora da UnB, 1993.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Editora Cultrix, 1972.

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Entre histórias e tererés: o ouvir da literatura pantaneira. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

GARCIA, João. Dioguinho. O matador de punhos de renda. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2002.

HAVELOCK, Eric. A antiga arte da poesia oral. In: HAVELOCK, Eric. A Revolução da Escrita na Grécia e suas consequências culturais. Trad. Ordep José Serra. São Paulo: Edunesp/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

HOBSBAWM, Eric. Bandidos. Trad. Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

MACHADO, Irene. Dialogismo e oralidade. In: MACHADO, Irene. O Romance e a Voz: a prosaica dialógica de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Imago, 1995.

MATOS, Odilon Nogueira de. Café e ferrovias: a evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura cafeeira. São Paulo: Editora Alfa-Omega, Sociologia e Política, 1974.

PELEN, Jean-Noël. Memória da literatura oral. A dinâmica discursiva da literatura oral; reflexões sobre a noção de etnotexto. Trad. Maria T. Sampaio. História e Oralidade São Paulo, v. 22. p. 49 – 77, 2001.

PICCHIA, Menotti Del. Juca Mulato. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, [19--].

SANTOS, Antônio Teodoro dos. O encontro de Lampião com Dioguinho. São Paulo: Editora Luzeiro, 1960.

SILVEIRA, Célia Regina. A epopéia do caipira: Regionalismo e Identidade Nacional em Valdomiro Silveira. 1997. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, Unesp, 1997.

SCHNEIDER, Marília. “Além da Justiça: O homicida Dioguinho e seus cúmplices. Revista JH, v. 3 n. 6, 2003.

SCHNEIDER, Marília. “Dioguinho: um assassino de aluguel na terra dos barões do café. In: SCHNEIDER, Marília. As múltiplas dimensões da política e da narrativa. Franca: UNESP, 2003. p. 295- 304.

ZUMTHOR, Paul. “Presença da Voz”. In: Escritura e Nomadismo. Trad. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005

Downloads

Publicado

2009-06-29

Como Citar

Carvalho, N. C. de. (2009). Dioguinho: o mítico representante da sociedade e do baditismo caipira. Boitatá, 4(7), 35–53. https://doi.org/10.5433/boitata.2009v4.e30991

Edição

Seção

Dossiê