Dioguinho: o mítico representante da sociedade e do baditismo caipira
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2009v4.e30991Palavras-chave:
Caipira, Mito, Banditismo social, DioguinhoResumo
A opressora “civilização do café”, que teve seu auge no final do século XIX e que foi responsável pelo avanço do capitalismo no sertão paulista, formou não apenas coronéis e trabalhadores rurais, mas também indivíduos oprimidos pela estratificação social vigente. Essa posição social desprivilegiada ocasionou o surgimento de vários bandidos que passaram a atemorizar a população rural. Esse artigo visa discutir a formação de um mito em torno de um bandoleiro que se aliou aos poderosos senhores do café para servilos. Dioguinho, como era conhecido, foi o motivo de três narrativas literárias que, além de apresentar seus crimes, sua impunidade e a de seus cúmplices, apresentam as inúmeras lendas que foram transmitidas oralmente pelo povo que o temia e que, de certo modo, o tinha por herói.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Editora Cultrix, 1972.
FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Entre histórias e tererés: o ouvir da literatura pantaneira. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
GARCIA, João. Dioguinho. O matador de punhos de renda. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2002.
HAVELOCK, Eric. A antiga arte da poesia oral. In: HAVELOCK, Eric. A Revolução da Escrita na Grécia e suas consequências culturais. Trad. Ordep José Serra. São Paulo: Edunesp/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HOBSBAWM, Eric. Bandidos. Trad. Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
MACHADO, Irene. Dialogismo e oralidade. In: MACHADO, Irene. O Romance e a Voz: a prosaica dialógica de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Imago, 1995.
MATOS, Odilon Nogueira de. Café e ferrovias: a evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura cafeeira. São Paulo: Editora Alfa-Omega, Sociologia e Política, 1974.
PELEN, Jean-Noël. Memória da literatura oral. A dinâmica discursiva da literatura oral; reflexões sobre a noção de etnotexto. Trad. Maria T. Sampaio. História e Oralidade São Paulo, v. 22. p. 49 – 77, 2001.
PICCHIA, Menotti Del. Juca Mulato. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, [19--].
SANTOS, Antônio Teodoro dos. O encontro de Lampião com Dioguinho. São Paulo: Editora Luzeiro, 1960.
SILVEIRA, Célia Regina. A epopéia do caipira: Regionalismo e Identidade Nacional em Valdomiro Silveira. 1997. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, Unesp, 1997.
SCHNEIDER, Marília. “Além da Justiça: O homicida Dioguinho e seus cúmplices. Revista JH, v. 3 n. 6, 2003.
SCHNEIDER, Marília. “Dioguinho: um assassino de aluguel na terra dos barões do café. In: SCHNEIDER, Marília. As múltiplas dimensões da política e da narrativa. Franca: UNESP, 2003. p. 295- 304.
ZUMTHOR, Paul. “Presença da Voz”. In: Escritura e Nomadismo. Trad. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Nilce Camila de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.