Viagens e cartografias em Paul Zumthor: (re) leituras
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e30896Palavras-chave:
Viajantes, Representação, Mitos, Região amazônicaResumo
Neste artigo, tomo como ponto de partida a obra La mesure du monde, escrita por Paul Zumthor em 1993, principalmente em seu estudo sobre cartografia e representação. Como os mitos têm sido representados pelos viajantes desde o século X? Como as representações dos viajantes influenciaram o imaginário amazônida? Qual é a relação entre as narrativas orais amazônidas e os mitos construídos pelos viajantes em seus relatos? Estas são algumas questões que eu busco tratar.
Downloads
Referências
FARES, Josebel Akel. Cartografias marajoaras: cultura, oralidade, comunicação. São Paulo: PUC/SP, 2003 [tese de doutorado]
GONDIM, Neide. A Invenção da Amazônia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1994.
ZUMTHOR, Paul. La mesure du monde. Représentation de l’ espace au moyen age. Paris: Seuil, 1993.
ZUMTHOR, Paul. La medida del mundo. Representación del espacio em la Edad Media. Traducción Alicia Martorell. Madrid: Cátedra, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Josebel Akel Fares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.