Chamada para Dossiê Temático: Trajetórias de Pesquisadores Indígenas na Produção de Saberes: Desafios, Contribuições e Perspectivas

2025-01-17

Trajetórias de Pesquisadores Indígenas na Produção de Saberes: Desafios, Contribuições e Perspectivas

Objetivamos com este dossiê receber trabalhos com temas referentes a aspectos de trajetórias acadêmicas e não acadêmicas de pessoas indígenas. Pretendemos, dessa forma, contribuir com as discussões concernentes aos estudos sobre memórias, narrativas e trajetórias de pessoas indígenas envolvidas ou não com pesquisas universitárias, destacando os seguintes elementos: os desafios e as conquistas de pessoas indígenas para a realização de pesquisas acadêmicas ou não com base nas peculiaridades linguístico-culturais inerentes à confluência de saberes na formação do pesquisador indígenas; as contribuições epistemológicas, metodológicas e culturais no campo acadêmico e não acadêmico advindos de saberes indígenas. Assim, a proposta incide no debate de como os saberes indígenas dialogam com o conhecimento científico e como esse intercâmbio cultural contribui para a produção de diferentes práticas de pesquisa e epistemologias outras para destacar a importância de um fazer científico plural e comprometido com a diversidade sociocultural.

Entre os temas sugeridos para este dossiê, incluem-se:

  1. Os percursos formativos e as experiências de pesquisadores indígenas nos programas de mestrado e de doutorado.
  2. A relevância do pertencimento cultural nos processos formativos acadêmicos e não acadêmicos.
  3. Desafios institucionais e estruturais enfrentados por pós-graduandos indígenas.
  4. Impactos das políticas afirmativas e de inclusão na pós-graduação.
  5. Produção de conhecimento a partir de perspectivas indígenas: diálogos entre saberes ancestrais e conhecimento científicos.
  6. Contribuições dos saberes indígenas para as epistemologias e metodologias acadêmicas.
  7. Trajetórias e relatos de experiência como formas de resistência, de (re)existir e de autoafirmação no espaço acadêmico.
  8. Experiências e propostas de ensino tematizando os saberes indígenas em espaços formais e informais.

Organizadores:

Prof. Dr. Shelton Lima de Souza (UFAC)

Profa. Dra. Sandra Mara Souza de Oliveira Silva (UFAC)

Profa. Dra. Maria Cristina Lobregat (UFAC/IFAC)

Prof. Dr. Danilo Rodrigues do Nascimento (UFAC)

Prof. Dr. Ramon Nere de Lima (PUCRS)

Link para submissão: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/login

Prazo de submissão: de 30/09/2025 a 30/01/2026

Previsão para Publicação: 30/06/2026

* Durante a submissão, indique, no campo "comentários para o editor", o título da chamada para a qual você está submetendo seu texto.