Urbanização sul-mineira
Formação territorial e a organização pela dinâmica imobiliária na cidade média de Varginha (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.45793Keywords:
Território, Produção do espaço, Descentralização.Abstract
As cidades médias vêm desempenhando relevante papel na configuração socioeconômica do país, e as dinâmicas de organização do espaço estão intrinsecamente implicadas com o modo de produção e de diferenciação social. Desse modo, examinar o funcionamento das dinâmicas imobiliárias de cidades médias pode contribuir para a compreensão de como se estruturam os espaços urbanos contemporâneos. Com tal objetivo e elegendo Varginha (MG) como objeto empírico de estudo, este artigo propõe uma reflexão sobre os aspectos históricos na urbanização da região Sul/Sudoeste de Minas Gerais, da formação territorial da cidade e dos aspectos relevantes na reestruturação espacial pelos agentes imobiliários. Assim sendo, este trabalho apoia-se nas técnicas de pesquisa descritiva e bibliográfica, com a utilização de dados secundários de publicações em websites, artigos e livros. Mediante os resultados obtidos e estando compreendido como a dinâmica imobiliária e o processo de modernização e urbanização, que estruturam o espaço urbano, se relaciona diretamente com o Poder Público e os agentes imobiliários e latifundiários, fica evidente a ação desses agentes na produção e descentralização espacial.
Downloads
References
ARAUJO, Patrícia Vargas Lopes de. VILA DE CAMPANHA DA PRINCESA: urbanidade e civilidade em Minas Gerais no século XIX: 1798-1840. 2008. 324p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280678>. Acesso em: 15 de abr. de 2021.
BARBOSA, Antônio Carlos Leite. (Re) Produção do espaço urbano e valorização
mercadológica em Pau Dos Ferros – RN/Brasil. Revista Espacios. Vol. 38 (Nº 17),
2017.
BARCELLA, Bruno Leonardo Silva; MELAZZO, Everaldo Santos. Expansão Urbana e dinâmica imobiliária: comparando as estratégias dos agentes imobiliários em cidades médias. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 32, p. 108 – 125, 2020.
BOTELHO, Diego Nogueira. Os agentes imobiliários e as transformações intraurbanas: o caso dos condomínios horizontais fechados em Uberlândia. Caminhos de Geografia. Uberlândia v. 10, n. 32, p. 138 – 126, 2009.
BRASIL. MEC. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALDEIRA, Teresa Pires do R. Cidade de muros-crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34, 2000.
CARLOS, Ana Fani. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1994.
CORRÊA, R. L. O interesse do geógrafo pelo tempo. Boletim Paulista de Geografia, v. 94, 2016, p. 1-11.
COSTA, Heloisa Soares de Moura; PEIXOTO, Mônica Campolina Diniz. Dinâmica imobiliária e regulação ambiental: uma discussão a partir do eixo-sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Rev. bras. estud. popul., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 317-336, dez. 2007.
DEGENSZAJN, Raquel Raichelis. Gestão pública e a questão social na grande cidade. Lua Nova, v.69, 2006. pp.13-48.
EARTH, Google. Imagens de Satélite. Varginha, Brasil.
FERREIRA, N. S. Transformações no espaço Urbano da cidade de Varginha (1882- 1920). XX Encontro Regional de História: História em Tempos de Crise. Uberaba/MG, 2016.
FERREIRA, N. S. A formação da cidade de Varginha/MG e a chegada dos serviços urbanos (1882-1920). CULTURA HISTÓRICA & PATRIMÔNIO, v. 4, p. 120-145, 2017.
FERREIRA, N. S.; VALE, F. H. 'Princesas do Sul de Minas': o processo de Urbanização nas cidades de Pouso Alegre e Varginha/MG na transição para o século XX. CANTAREIRA (UFF), v. 29, p. 134-146, 2018.
FREDERICO, S. Formação territorial de Minas Gerais. In: Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, 2., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: Departamento de Geografia da USP, 2009.
GAMBI, T. F. R.; SAES, A. M. ; COSENTINO, D. V. ; MARSON, M. D. . O processo de urbanização no sul de Minas em transição. In: XV Seminário sobre a economia mineira, 2012, Diamantina. Anais do XV Seminário sobre a economia mineira, 2012.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de Influência das Cidades. Rio de Janeiro, 2018.
__________ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos Demográficos de 1980, 1991, 2000 e 2010. Disponível em: < https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/populacao-total-1980-2010.html>. Acesso em: 20 de jun. de 2020.
__________ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama das Cidades. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/panorama>. Acesso em: 30 de mai. de 2021.
IGLÉSIAS, Francisco. “Política Econômica do Estado de Minas Gerais (1889-1930)”. In: MONTEIRO, Norma. (Org). Seminário de Estudos Mineiros: A República Velha em Minas. Belo Horizonte: UFMG, 1982. P. 115-144.
LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008.
MANOEL, Lucas. Formação territorial e a dinâmica socioeconômica da microrregião de Varginha - MG. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Minas Gerais, 2019.
MARX, Karl & HOBSBAWM Eric J. Formaciones económicas precapitalistas. Siglo XXI Editores. Buenos Aires-Madri, 2009.
MATOS, R. Colonialismo, expansão capitalista e paisagens modernas na formação territorial de Minas Gerais. In: MATOS, R. & COSTA, A. (Orgs). Luzes e forjas: o lugar da modernização na formação socioespacial de Minas Gerais. Belo Horizonte: Quixote+Do Editoras Associadas, 2019.
MELAZZO, Everaldo Santos. Interações, combinações e sinergias: produção do espaço urbano, dinâmicas imobiliárias e o Programa Minha Casa Minha Vida em Cidades Médias Brasileiras. In: BELLET, Carmen; MELAZZO, Everaldo Santos; SPOSITO, M. Encarnação B.; LLOP, Josep M. (Eds). Urbanização, produção e consumo em cidades médias/intermediárias. Presidente Prudente/SP: Universidade Estadual Paulista, 2015, p. 373 – 396.
PINTO, S. S. P. A. et al. Mercado Imobiliário e o Processo de Expansão Urbana: Um estudo na cidade de Pau dos Ferros/RN. In: XVIII ENAPUR, 2019, Natal. Planejamento e Gestão Urbana e do Território, 2019.
RODRIGUES, H. R.; FARIA, Teresa C. A. O reflexo da reestruturação produtiva nas cidades médias: o caso de Varginha/MG. In: XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017, São Paulo. Anais do XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017.
SAES, Alexandre Macchione; COSENTINO, Daniel do Val; GAMBI, Thiago Fontelas Rosado. “Sul de Minas em Transição: opção por uma regionalização como ponto de partida”. In: SAES, Alexandre Macchione; MARTINS, Marcos Lobato (Orgs.). Sul de Minas em Transição – A formação do Capitalismo na passagem para o século 20. São Paulo: Edusc, 2012, p.13- 36.
SILVEIRA, Maria Laura. Globalização, Trabalho, Cidades Médias. Geo UERJ, n. 11, p. 11-17.
VALENZUELA-AGUILERA, A. Las nuevas centralidades: fragmentación, espacio público y ciudadanía. In: CABRALES BARAJAS, L. F (org.). Latinoamérica: países abiertos, ciudades cerradas. Guadalajara/Paris: Universidad de Guadalajara. UNESCO, 2002, p. 31- 64.
VARGINHA. Plano Diretor. Varginha (MG): Secretaria de Planejamento e Coordenação, 2018. Disponível em: < https://www.varginha.mg.gov.br/portal/servicos/1029/plano-diretor/>. Acesso em: 15 de mai. de 2021.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Geographia Opportuno Tempore
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado