O ensino de Geografia e a utilização do quebra-cabeça no aprendizado da organização espacial brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.45787

Palavras-chave:

Ferramenta Pedagógica, Ensino, Geografia, Organização espacial

Resumo

O trabalho proposto visa o jogo como uma ferramenta educacional didática, por meio desta alternativa que envolve diretamente o entretenimento no momento de ensinar, com objetivo de trabalhar um melhor aprendizado no educando do ensino básico na disciplina de geografia. Nesse sentido, verificou-se que com a finalidade de despertar o interesse pelo conteúdo de uma forma mais lúdica visando um desenvolvimento de concentração, tanto cognitivo quanto lúdico faz toda diferença na assimilação das atividades. O quebra cabeça em forma de mapa do Brasil foi o dispositivo apresentando para os estudantes, onde puderam conhecer as diversas espacialidades e formas de cada região. Por ser mais prático mais acessível porque nem todas as escolas têm condições de obter jogos adequados. A metodologia trabalhada neste tema, foi baseada numa pesquisa qualitativa, num viés bibliográfico em fontes primária e segundarias. O método utilizado e a hermenêutica com finalidade de analisar as interpretações do texto com mais facilidade para ter um entendimento, onde favorece o esclarecimento que estão ocultos nos textos e inseridos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Castro dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências no curso de Geografia da UEL; Doutora em Geografia Humana; Mestre em Geografia Humana; Licenciada e Bacharel em Geografia; Licenciada e Bacharel em História; pesquisadora do grupo GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; pesquisadora do grupo de pesquisa LABCart / UNIR.

Vagner Pessoni, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Licenciado em Geografia

Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Geografia Universidade Estadual de Maringá – UEM; Mestre em Geografia. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/Professora

Doutora e mestra em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Referências

BRASIL. O que é federalismo brasileiro. Brasília: Senado Federal. In: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/arquivos/textos-consultoria/o-federalismo-brasileiro
BNDS. Relatório Anual Integral: 2020. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/20901/1/BNDES_RA2020.pdf
BNDS. Relatório Anual Integral: 2019. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/prestacao-de-contas/relatorio-anual-integrado/relatorio-anual-2019
CALDAS, Alberto Lins. Dialética e hermenêutica uma questão de método. In: Revista GeoUsp Espaço e Tempo, v. 01, n. 01, 1997. p. 23-29. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123221/119578
CASTRO, Sheila e COQUEIRO, João Carlos Pereira. Saberes e experiência do cotidiano escolar. In: Revista Geographia Opportuno Tempore, v. 06, n. 02, 2020. p. 01-19.
CASTRO, Sheila; COQUEIRO, João Carlos Pereira; LOUREIRO, Armando Paulo Ferreira. As dicotomias do Estado impulsionam ao fracasso da educação escolar. In: Revista Labirinto, v. 33, ano XX, 2020. p. 288-302.
CATAIA, Marcio Antônio. Território Político: Fundamento e Fundação do Estado. In: Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, 23 (1) 2011, p.115-125. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/rmBwBqnrDx4MN94nh6SDyhR/?lang=pt&format=pdf
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. São Paulo: editora Ática, 2000.
CRUZ, Dayana Aparecida Marques de Oliveira. O pacto federativo brasileiro e o planejamento regional em tempos de crise: estratégias, fragilidades e desafios. In: Revista Terra Livre, v. 1, n. 54, 2020. p. 141-169.
FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; ARAÚJO, Roberta Negrão; SILVA, Andreia Virginia. Licenciatura em geografia em uma universidade pública do Paraná. In: Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, 2020. p. 178-202. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52752/28190
MOREIRA, Ruy. Federação e federalismo: estrutura e significado no Brasil. Ebook, 2013. p. 29-38.
OLIVEIRA, Tais Pires; LOPES, Claudivan Sanches. O uso de jogos por professores de Geografia na Educação Básica. In: Revista Ateliê Geográfico, v. 13, n. 3, 2019. p. 66-83. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/55143/34202
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.
RICOEUR, Paul. O conflito da interpretação: ensaios de hermenêutica. Portugal: RÉS, 1988.
RODRIGUES, Juliana Nunes. Participação e cooperação nas escalas locais em dois modelos de Estados: França e Brasil. In: CASTRO, Iná Elias; RODRIGUES, Juliana Nunes; RIBEIRO, Rafael Winter. Espaços da democracia: para a agenda da geografia política contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil – Faperj, 2013. p. 87-116.
SAWCZUK, Márcia Inês Lorenzet e MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. In: O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012.
SOUSA, Zilmar Rodrigues de. Jogos no ensino em geografia: ferramentas que contribuem no ensino-aprendizagem. Monografia de Licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília (UnB), 2012.
VERRI, Jualiana Bertolino. Criação e implementação do jogo desafio urbano: contribuições para o ensino-aprendizagem de geografia. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, 2017.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Santos, S. C. dos, Pessoni, V., Veiga, L. A., & Ludka, V. M. (2022). O ensino de Geografia e a utilização do quebra-cabeça no aprendizado da organização espacial brasileira. Geographia Opportuno Tempore, 8(2), 54–68. https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.45787

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>