AS DIVERSAS FACES DA FOME: UMA DISCUSSÃO GEOGRÁFICA DA FOME A PARTIR DO CONCEITO DE TERRITÓRIO.
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31737Resumo
A fome não é um fenômeno natural, ela é produzida a partir das relações sociais em um determinado espaço. Este artigo tem como objetivo compreender a inter-relação da fome e o território, sob uma perspectiva geográfica. Metodologicamente esse trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas e arquivos digitais. Para a compreensão desse assunto buscou-se um embasamento teórico em pesquisadores que discutem a fome, como Josué de Castro (1966, 1982, 2003), um dos pioneiros na pesquisa sobre fome no país, e Claude Raffestin (1980), o qual pesquisa o conceito território, além de outros autores. Ao discutir a fome pelo viés geográfico deve-se também discutir o território, pois ambos são produções humanas, portanto não nascem sozinhas, revelam-se a partir de quando o homem começa a acumular riquezas e a estabelecer fronteiras defensivas as quais dificultam a distribuição das riquezas, surgindo assim a fome.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Wagner Willians Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado