ANÁLISE E REFLEXÕES A PARTIR DO ESPAÇO SAGRADO CONSTRUÍDO POR MEIO DA GRUTA DO MONGE JOÃO MARIA EM VENTANIA –PR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CAMPO.
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24389Palavras-chave:
Gruta do Monge João Maria, Espaço Geográfico, Espaço SagradoResumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de uma pesquisa in loco referente ao espaço sagrado da Gruta do Monge João Maria no município de Ventania –PR. Para tanto vê-se necessário discutir em primeiro momento o conceito de espaço geográfico, e posteriormente como é criado este espaço sagrado, num contexto religioso, analisando os relatos dos devotos que frequentam a gruta. Metodologicamente esta pesquisa realizar-se com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, contendo neste, fotos da gruta do Monge João Maria, relatos orais de devotos e frequentadores da gruta. Ressalta-se que esta pesquisa faz parte do trabalho de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná -UENP
Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia– São Paulo – SP: Editora Ática, 2000.
ELIDADE, Mircea. O espaço sagrado e o profano.1°edição.São Paulo: Martins Fontes 2010.
FEREIRA, Cláudio. A Gruta Monge João Maria no Município de Ventania – PR. [julho, 2015]. Entrevistador: Breno da Conceição Neto. Ventania – PR: Gruta Monge João Maria em Ventania – PR, 2015.Gravador.
LAGANÁ, Liliana. O sagrado e o profano na percepção do espaço. GEOGRAFIA (LONDRINA), Londrina, v.4, n. p.3-13,1987
MAINARDES, Luís Fernandes de Assis. A Gruta Monge João Maria no Município de Ventania – PR. [julho.2015]. Entrevistador: Breno da Conceição Neto. Ventania – PR: Gruta Monge João Maria em Ventania – PR, 2015.Gravador.
MORAES, Antônio Carlos Robert. Ideologias geográficas: espaço, cultura e política no brasil. 5º edição. São Paulo: Annablume, 2005
MOREIRA, Ruy. O que é geografia 2° ed. São Paulo: Brasiliense, 2009
QUEIROZ, Maurício Vinhas de. Messianismo e conflito social.2º edição. São Paulo: Ática, 1977.
ROSENDAHL, Zeny. O sagrado e o espaço. In: CASTRO, Iná Elias de GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Org.) Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 119-153
ROSENDAHL, Zeny. O sagrado e sua dimensão espacial. In:CASTRO, Iná Elias de GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Org.) Olhares Geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.p.133-153
ROSENDAHL, Zeny. (1999). Hierópolis:o sagrado e o urbano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6ª edição. São Paulo: EDUSP, 2004.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado