SABERES E EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.41070

Palavras-chave:

Narrativas, Educação, Fracasso, Ensino

Resumo

A perspectiva aplicada neste texto trata-se de uma pesquisa de viés qualitativa, bibliográfica e tipologia descritiva e explicativa, com os dados obtidos por meio de entrevistas das experiências de professores e gestores de escolas públicas. Com objetivo de evidenciar os números expressivos da evasão escolar, em conjunto com as medidas mitigadoras e políticas públicas que são aplicadas na Educação de Jovens e Adultos para um caminho de aprendizagem, conhecimento e inserção na plenitude da cidadania. Mostrando as diversidades dos atores envolvidos no ensino e aprendizagem escolar no município de Porto Velho. Ao utilizar as análises sobre a modalidade EJA, que no Brasil tornou-se no decorrer dos anos, ou sempre foi, algo tão complexo e desigual no país com especificidades e heterogeneidades sócio-culturais e político-econômicas distintas. Com contrastes significativos nas divisões orçamentárias e nas fiscalizações, que geralmente deixam a desejar e não evidenciam coerentemente onde os investimentos disponibilizados pelo Estado foram realmente aplicados. A compreensão desta ação, deve evidenciar a busca por uma compreensão enquanto interpretação criativa voltada o máximo possível para todo contexto experienciado por aqueles que praticam a docência, voltada para uma visão em favor de uma formação ética, auxiliando desta maneira os alunos que estão em busca de conhecimento, crescimento intelectual e profissional.

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Biografia do Autor

Sheila Castro dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências no curso de Geografia da UEL; Doutora em Geografia Humana; Mestre em Geografia Humana; Licenciada e Bacharel em Geografia; Licenciada e Bacharel em História; pesquisadora do grupo GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; pesquisadora do grupo de pesquisa LABCart / UNIR.

João Carlos Pereira Coqueiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal

pesquisador da Escola de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Educação e Psicologia. - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

Santos, S. C. dos, & Coqueiro, J. C. P. (2021). SABERES E EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR. Geographia Opportuno Tempore, 6(2), 100–118. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.41070

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