SABERES E EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.41070

Palavras-chave:

Narrativas, Educação, Fracasso, Ensino

Resumo

A perspectiva aplicada neste texto trata-se de uma pesquisa de viés qualitativa, bibliográfica e tipologia descritiva e explicativa, com os dados obtidos por meio de entrevistas das experiências de professores e gestores de escolas públicas. Com objetivo de evidenciar os números expressivos da evasão escolar, em conjunto com as medidas mitigadoras e políticas públicas que são aplicadas na Educação de Jovens e Adultos para um caminho de aprendizagem, conhecimento e inserção na plenitude da cidadania. Mostrando as diversidades dos atores envolvidos no ensino e aprendizagem escolar no município de Porto Velho. Ao utilizar as análises sobre a modalidade EJA, que no Brasil tornou-se no decorrer dos anos, ou sempre foi, algo tão complexo e desigual no país com especificidades e heterogeneidades sócio-culturais e político-econômicas distintas. Com contrastes significativos nas divisões orçamentárias e nas fiscalizações, que geralmente deixam a desejar e não evidenciam coerentemente onde os investimentos disponibilizados pelo Estado foram realmente aplicados. A compreensão desta ação, deve evidenciar a busca por uma compreensão enquanto interpretação criativa voltada o máximo possível para todo contexto experienciado por aqueles que praticam a docência, voltada para uma visão em favor de uma formação ética, auxiliando desta maneira os alunos que estão em busca de conhecimento, crescimento intelectual e profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sheila Castro dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências no curso de Geografia da UEL; Doutora em Geografia Humana; Mestre em Geografia Humana; Licenciada e Bacharel em Geografia; Licenciada e Bacharel em História; pesquisadora do grupo GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; pesquisadora do grupo de pesquisa LABCart / UNIR.

João Carlos Pereira Coqueiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal

pesquisador da Escola de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Educação e Psicologia. - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Referências

BARDIN, L. (2002). Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70.
BRASIL (1996). Lei de Diretrizes e Bases n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
CALDAS, A. L. (1999). Oralidade Texto e História: para ler a história oral. São Paulo: Loyola.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
LUGLI, R. G. e GUALTIERI, R. C. E. (2012). A escola e o fracasso escolar. São Paulo: Cortez.
MEIHY, J. C. S. B. (2000). Manual de História Oral. Loyola: São Paulo.
OSORIO, A. R. (2005). Educação Permanente e Educação de Adultos. Lisboa: Instituto Piaget.
RICOEUR, Paul. A metáfora viva. Portugal: editora RÉS, 1983.
RICOEUR, Paul. O conflito da interpretação: ensaios de hermenêutica. Portugal: RÉS, 1988.
ROCHA, D.; DEUSDARÁ, B. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re) construção de uma trajetória. In Periódico: ALEA vol. 7 n. 2. 2005. p. 305-322. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alea/v7n2/a10v7n2.pdf acessado em: 05/10/2017.
SANTOS, Sheila Castro dos; CALDAS, Alberto Lins. Geografia Oral: A narrativa evidenciando o Lugar vivido. In: BARBOSA, X. C.; FRANZIN, S. F. L.; SOUZA, M. E. S. (Orgs.) (2016). Isotopias: Narrativa, Tempo e Espaço. Porto Velho: editora IFRO/PROPESQ. p. 67-90.
SEDUC. Educacenso: Município de Porto Velho. Dependência administrativa – Estadual. Porto Velho: SEDUC, 2016.

Downloads

Publicado

11-03-2021

Como Citar

Santos, S. C. dos, & Coqueiro, J. C. P. (2021). SABERES E EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR. Geographia Opportuno Tempore, 6(2), 100–118. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.41070

Edição

Seção

Artigos