O ensino de Geografia e a utilização do quebra-cabeça no aprendizado da organização espacial brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.45787

Palavras-chave:

Ferramenta Pedagógica, Ensino, Geografia, Organização espacial

Resumo

O trabalho proposto visa o jogo como uma ferramenta educacional didática, por meio desta alternativa que envolve diretamente o entretenimento no momento de ensinar, com objetivo de trabalhar um melhor aprendizado no educando do ensino básico na disciplina de geografia. Nesse sentido, verificou-se que com a finalidade de despertar o interesse pelo conteúdo de uma forma mais lúdica visando um desenvolvimento de concentração, tanto cognitivo quanto lúdico faz toda diferença na assimilação das atividades. O quebra cabeça em forma de mapa do Brasil foi o dispositivo apresentando para os estudantes, onde puderam conhecer as diversas espacialidades e formas de cada região. Por ser mais prático mais acessível porque nem todas as escolas têm condições de obter jogos adequados. A metodologia trabalhada neste tema, foi baseada numa pesquisa qualitativa, num viés bibliográfico em fontes primária e segundarias. O método utilizado e a hermenêutica com finalidade de analisar as interpretações do texto com mais facilidade para ter um entendimento, onde favorece o esclarecimento que estão ocultos nos textos e inseridos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Sheila Castro dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências no curso de Geografia da UEL; Doutora em Geografia Humana; Mestre em Geografia Humana; Licenciada e Bacharel em Geografia; Licenciada e Bacharel em História; pesquisadora do grupo GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; pesquisadora do grupo de pesquisa LABCart / UNIR.

Vagner Pessoni, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Licenciado em Geografia

Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Geografia Universidade Estadual de Maringá – UEM; Mestre em Geografia. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/Professora

Doutora e mestra em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

Santos, S. C. dos, Pessoni, V., Veiga, L. A., & Ludka, V. M. (2022). O ensino de Geografia e a utilização do quebra-cabeça no aprendizado da organização espacial brasileira. Geographia Opportuno Tempore, 8(2), 54–68. https://doi.org/10.5433/got.2022.v8.45787

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