PERCEPÇÃO SOBRE O TEMA AGROECOLOGIA PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR

Autores

  • João Henrique Machado Graduação em Geografia - UENP
  • Vanessa Maria Ludka Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.40199

Palavras-chave:

Agroecologia, Ecologia, Agricultura, Ensino.

Resumo

A agroecologia como campo de conhecimento visa uma transição da agricultura tradicional para uma agricultura mais saudável e sustentável. Desta forma, o presente trabalho objetivou avaliar a compreensão e a abordagem da agroecologia com alunos do 3º ano do Ensino Médio de quatro colégios estaduais do município de Cornélio Procópio, estado do Paraná.  Esse trabalho foi realizado por meio de pesquisas de cunho bibliográfico com autores como: Gliessman (2000), Chassot (2004), Leff (2002), dentre outros e a aplicação de um questionário com os alunos do Ensino Médio Cornélio Procópio. Como o questionário, observa-se que as escolas negligenciaram esse assunto, o que prejudicou o entendimento e a percepção dos alunos quanto ao tema, necessitando desta forma, de ações pedagógicas voltadas a Agroecologia, a fim de despertar uma consciência ambiental e uma preocupação maior pelo meio ambiente.

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Biografia do Autor

João Henrique Machado, Graduação em Geografia - UENP

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004). Professora Adjunto A da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É líder do Grupo e Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento. E é membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado.

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

Machado, J. H., & Ludka, V. M. (2021). PERCEPÇÃO SOBRE O TEMA AGROECOLOGIA PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR. Geographia Opportuno Tempore, 6(2), 56–74. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.40199

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