PERCEPÇÃO SOBRE O TEMA AGROECOLOGIA PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR

Autores

  • João Henrique Machado Graduação em Geografia - UENP
  • Vanessa Maria Ludka Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.40199

Palavras-chave:

Agroecologia, Ecologia, Agricultura, Ensino.

Resumo

A agroecologia como campo de conhecimento visa uma transição da agricultura tradicional para uma agricultura mais saudável e sustentável. Desta forma, o presente trabalho objetivou avaliar a compreensão e a abordagem da agroecologia com alunos do 3º ano do Ensino Médio de quatro colégios estaduais do município de Cornélio Procópio, estado do Paraná.  Esse trabalho foi realizado por meio de pesquisas de cunho bibliográfico com autores como: Gliessman (2000), Chassot (2004), Leff (2002), dentre outros e a aplicação de um questionário com os alunos do Ensino Médio Cornélio Procópio. Como o questionário, observa-se que as escolas negligenciaram esse assunto, o que prejudicou o entendimento e a percepção dos alunos quanto ao tema, necessitando desta forma, de ações pedagógicas voltadas a Agroecologia, a fim de despertar uma consciência ambiental e uma preocupação maior pelo meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Henrique Machado, Graduação em Geografia - UENP

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004). Professora Adjunto A da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É líder do Grupo e Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento. E é membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado.

Referências

ALMEIDA, M. G. A produção do ser e do lugar turístico. In: SILVA, J. B.; LIMA, L. C; ELIAS, D. (orgs). Panorama da Geografia Brasileira 1. São Paulo: Annablume, ANPEGE, 2006, pp. 109-122.

ALTIERI, M. Agroecologia. Bases científicas para una agricultura sustentable. Montevideo: Editorial Nordan-Comunidad. 1999.

ALTIERI, M. A. Base agroecológicas para uma produción sustentable. In: Conferencia Internacional: Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Porto Alegre, UFRGS, 1995.

ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. – 3 ed. rev. Ampl. – São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA 2012.

ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4.ed. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2004.

AMARAL, L. História Geral da Agricultura Brasileira – No tríplice aspecto político-social e econômico, v. I, 1958, 408 p.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Agroecológico: Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Planapo. Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2016. 89 p.

CALLAI, H. C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CALLAI, H. C.; SCHÄFFER, N. O. KAERCHER, N. A. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 1999. p. 57-64.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

CHASSOT, A. Saberes Populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2000.

GOMES, J. C. C. As muitas dimensões da pesquisa em agroecologia. Revista Agricultura, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 4-5, 2006.

LEFF, E. Epistemologia Ambiental. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LINDEMANN, R. H. Ensino de Química em Escolas do Campo com Proposta Agroecológica: Contribuições a Partir da Perspectiva Freireana de Educação. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MACHADO, V. Dilemas e perspectivas da educação em assentamento rural – Sumaré – SP. UNICAMP: Campinas, 2008. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação.

NORGAARD, R. B. A base epistemológica da agroecológica. In: ALTIERI, Miguel A. Agroecologia: as bases cientificas da agricultura alternativa. Tradução de Patricia Vaz. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989. p. 42-46

SEVILLA GUZMÁN, E.; GONZÁLEZ DE MOLINA, M. Sobre la agroecología: algunas reflexiones en torno a la agricultura familiar en España. In: GARCÍA DE LEÓN, M. A. (ed.). El campo y la ciudad. Madrid: MAPA, 1996. p.153-197. (Serie Estudios)

SOUZA, R. DA P. Educação em agroecologia: reflexões sobre a formação contra hegemônica de camponeses no Brasil. Ciência e Cultura, v. 69, n.2, p. 28-33, 2011.

SOUZA, C.; MICHELOTTI, F.; SOUSA, R. Educação do campo, agroecologia e protagonismo social: a experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária(Pronera). Agriculturas, v. 7. n.4, dez. 2010.

SOUZA, R. da P.; MARTINS, S.R. Construção do conhecimento agroecológico: desafios para a resistência científico-acadêmica no Brasil. In: Costa Gomes, J.C.; Assis, W.S. de. Agroecologia: princípios e reflexões conceituais. Brasília: EMBRAPA, 2013.

FERRARI, E. A.; RIBEIRO, S; MELLO, B.; MONTEIRO, F. O Programa de Formação de Agricultores(as): uma estratégia para a construção coletiva de participativas conhecimentos em Agroecologia. Caderno do II Encontro Nacional de Agroecologia, 2012.

SILVA, F. M. da; SOBRINHO, L. G. A.; COELHO, D. C.; FERREIRA, P. M. L.; AZEVEDO, P. B. de. Percepção de risco no uso de agrotóxicos em cinco comunidades rurais no município de Pombal- PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 5, p. 01-09, 2013.

Downloads

Publicado

11-03-2021

Como Citar

Machado, J. H., & Ludka, V. M. (2021). PERCEPÇÃO SOBRE O TEMA AGROECOLOGIA PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR. Geographia Opportuno Tempore, 6(2), 56–74. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.40199

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)