PERCEPÇÃO SOBRE O TEMA AGROECOLOGIA PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.40199Palabras clave:
Agroecologia, Ecologia, Agricultura, Ensino.Resumen
A agroecologia como campo de conhecimento visa uma transição da agricultura tradicional para uma agricultura mais saudável e sustentável. Desta forma, o presente trabalho objetivou avaliar a compreensão e a abordagem da agroecologia com alunos do 3º ano do Ensino Médio de quatro colégios estaduais do município de Cornélio Procópio, estado do Paraná. Esse trabalho foi realizado por meio de pesquisas de cunho bibliográfico com autores como: Gliessman (2000), Chassot (2004), Leff (2002), dentre outros e a aplicação de um questionário com os alunos do Ensino Médio Cornélio Procópio. Como o questionário, observa-se que as escolas negligenciaram esse assunto, o que prejudicou o entendimento e a percepção dos alunos quanto ao tema, necessitando desta forma, de ações pedagógicas voltadas a Agroecologia, a fim de despertar uma consciência ambiental e uma preocupação maior pelo meio ambiente.
Descargas
Citas
ALTIERI, M. Agroecologia. Bases científicas para una agricultura sustentable. Montevideo: Editorial Nordan-Comunidad. 1999.
ALTIERI, M. A. Base agroecológicas para uma produción sustentable. In: Conferencia Internacional: Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Porto Alegre, UFRGS, 1995.
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. – 3 ed. rev. Ampl. – São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA 2012.
ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4.ed. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2004.
AMARAL, L. História Geral da Agricultura Brasileira – No tríplice aspecto político-social e econômico, v. I, 1958, 408 p.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Agroecológico: Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Planapo. Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2016. 89 p.
CALLAI, H. C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CALLAI, H. C.; SCHÄFFER, N. O. KAERCHER, N. A. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 1999. p. 57-64.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CHASSOT, A. Saberes Populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2000.
GOMES, J. C. C. As muitas dimensões da pesquisa em agroecologia. Revista Agricultura, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 4-5, 2006.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LINDEMANN, R. H. Ensino de Química em Escolas do Campo com Proposta Agroecológica: Contribuições a Partir da Perspectiva Freireana de Educação. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
MACHADO, V. Dilemas e perspectivas da educação em assentamento rural – Sumaré – SP. UNICAMP: Campinas, 2008. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação.
NORGAARD, R. B. A base epistemológica da agroecológica. In: ALTIERI, Miguel A. Agroecologia: as bases cientificas da agricultura alternativa. Tradução de Patricia Vaz. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989. p. 42-46
SEVILLA GUZMÁN, E.; GONZÁLEZ DE MOLINA, M. Sobre la agroecología: algunas reflexiones en torno a la agricultura familiar en España. In: GARCÍA DE LEÓN, M. A. (ed.). El campo y la ciudad. Madrid: MAPA, 1996. p.153-197. (Serie Estudios)
SOUZA, R. DA P. Educação em agroecologia: reflexões sobre a formação contra hegemônica de camponeses no Brasil. Ciência e Cultura, v. 69, n.2, p. 28-33, 2011.
SOUZA, C.; MICHELOTTI, F.; SOUSA, R. Educação do campo, agroecologia e protagonismo social: a experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária(Pronera). Agriculturas, v. 7. n.4, dez. 2010.
SOUZA, R. da P.; MARTINS, S.R. Construção do conhecimento agroecológico: desafios para a resistência científico-acadêmica no Brasil. In: Costa Gomes, J.C.; Assis, W.S. de. Agroecologia: princípios e reflexões conceituais. Brasília: EMBRAPA, 2013.
FERRARI, E. A.; RIBEIRO, S; MELLO, B.; MONTEIRO, F. O Programa de Formação de Agricultores(as): uma estratégia para a construção coletiva de participativas conhecimentos em Agroecologia. Caderno do II Encontro Nacional de Agroecologia, 2012.
SILVA, F. M. da; SOBRINHO, L. G. A.; COELHO, D. C.; FERREIRA, P. M. L.; AZEVEDO, P. B. de. Percepção de risco no uso de agrotóxicos em cinco comunidades rurais no município de Pombal- PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 5, p. 01-09, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Geographia Opportuno Tempore
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado