Olhar enviesado: a crítica e o falso romance da seca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v12p158

Palavras-chave:

Representação nacional, Modernismo, A bagaceira

Resumo

Em uma perspectiva de revisão canônica, este artigo propõe perceber A bagaceira como romance oriundo da intenção modernista de redescobrir o Brasil. Opondo-se à consideração do romance como produção pertencente ao ciclo nordestino da seca, a autora reflete sobre a estrutura e os símbolos da narrativa almeidiana, o tempo histórico/literário no qual a construção está inserida, os processos comparativos que a obra tem sofrido, chegando a trazer à baila as relações do romance com concepções espaciais que permeiam, há muito, a literatura brasileira, em sua representação do país.

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Biografia do Autor

Elaine Aparecida Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

23-03-2016

Como Citar

Lima, Elaine Aparecida. “Olhar Enviesado: A crítica E O Falso Romance Da Seca”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 12, março de 2016, p. 158-70, doi:10.5433/1678-2054.2008v12p158.