Antídoto para a mesmice e para a censura do presente, utopia para o futuro
a concepção de cultura do jornal Polo Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2024vol44n1p71Palabras clave:
Polo Cultural, concepção de cultura, poesia brasileira, Ditadura militarResumen
Este artigo explora o jornal curitibano Polo Cultural, idealizado pelo poeta e jornalista Reynaldo Jardim, em circulação entre março e dezembro de 1978 e, atualmente, disponível no acervo da Biblioteca Pública do Paraná. Selecionamos um suplemento produzido fora dos grandes centros, menos amplamente conhecido e investigado, privilegiando, porém, que comportasse debates teóricos sobre a visão de cultura e de literatura então emergentes. A hipótese defendida é a de que a configuração do Polo Cultural, caracterizado por uma concepção ampla de cultura nacional e pela tentativa de defini-la por meio do estreitamento de laços com a comunidade leitora, é fruto de um contexto histórico específico: se, por um lado, a iminência da redemocratização possibilitava a formação de um horizonte utópico que permitia imaginar um novo tipo de sociedade; por outro, ela também impunha uma luta contra a massificação e contra a institucionalização da arte. Simultaneamente, examinamos também como a poesia publicada no Polo Cultural respondeu aos ideais do jornal e, consequentemente, aos desafios de seu tempo.
Citas
ARAÚJO, Adalice. O mito vivo da ilha. Polo Cultural, Curitiba, ano 1, n. 2, p. 2, 30 mar 1978.
BOSI, Viviane. Poesia em risco: itinerários para aportar nos anos 1970 e além. São Paulo: Editora 34, 2021.
BRAGA, Edgar. Chuva. Polo Cultural, Curitiba, ano 1, n. 13, p. 1, 15 jun 1978.
COELHO, Cláudio Novaes Pinto. A contracultura: o outro lado da modernização autoritária. Antônio Risério et al. Anos 70: trajetórias. São Paulo: Itaú Cultural/Iluminuras, 2005. 39-46.
DURÃO, Fabio Akcelrud. Circulação e princípio constitutivo. José Luís Jobim, org. A circulação literária e cultural. Frankfurt: Peter Lang, 2017. 53-70.
FARIA, Hamilton. Poema. Polo Cultural / Inventiva, Curitiba, ano 1, n. 17, p. 6, 13 jul 1978.
GASPARI, Elio. O sacerdote e o feiticeiro: a ditadura encurralada. Coleção Ditadura. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2004. 363-394.
GOMES, Roberto. Tupiniquim. Polo Cultural, Curitiba, ano 1, n. 1, p. 3, 15 mar 1978.
JARDIM, Reynaldo. Capa. Ilustração de Solda. Diário do Paraná: Anexo, Curitiba, ano XXII, n. 6.503, p. 1, 30 jan 1977.
KARAM, Elizabeth. Art show: companya expiral. Polo Cultural, Curitiba, ano 1, n. 1, p. 4, 15 mar 1978.
LANZA, Furio. Roteiro básico para uma vida sem livros. Sibila: Revista de Poesia e Cultura, Cotia, ano 4, n. 7, p. 90-93, 2004.
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Campinas: Unicamp, 2011.
LEMINSKI, Paulo. A inteligência provinciana. Polo Cultural, Curitiba, ano 1, n. 2, p. 6, 30 mar 1978.
LIMA, Luiz Costa. A ousadia do poema: ensaios sobre a poesia moderna e contemporânea brasileira. São Paulo: Editora Unesp, 2022.
MACHADO, Duda. Fragmento de um canto ritual. Polo Cultural / Arte, Curitiba, ano 1, n. 14, p. 8, 22 jun 1978.
MACHADO, Duda. exílio. Polo Cultural / Inventiva, Curitiba, ano 1, n . 21, p. 4, 10 jul 1978.
SANCHES NETO, Miguel. A reinvenção da província: a revista Joaquim e o espaço de estréia de Dalton Trevisan. Tese de doutorado (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
VALERY, Paul. Lições de Poética. Trad. Pedro Sette-Câmara. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2012.
VIEIRA, Antonio Strano. Amassa a massa. Polo Cultural, Curitiba, ano 1, n. 2, p. 7, 30 mar 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Camila Hespanhol Peruchi
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.