O labiríntico caminho nos arquivos de um autor silenciado
Tulio Carella e sua orgia em um roteiro recifense
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2024vol44n1p40Palabras clave:
Arquivo, Memória, Tulio CarellaResumen
O arquivo, como caminho possível de uma pesquisa literária, apresenta diversas possibilidades. E assim se deu com a nossa pesquisa sobre o intelectual, escritor, poeta argentino Tulio Carella, que foi convidado a dar aulas na recém-criada Escola de Teatro da Universidade do Recife, atendendo a um chamado de Hermilo Borba Filho. Dessa curta passagem pela cidade, de 1960 a 1961, Tulio Carella produziu duas obras calcadas em sua memória pessoal e também coletiva: Orgia, estruturada como romance e com forte teor homoerótico, e Roteiro Recifense, uma coletânea de poemas, muitos também homoeróticos. Pensando em certa medida nas experiências com arquivos literários (Marques 2015), esse caminho de pesquisa deparou-se com pouca ou quase nenhuma fortuna crítica sobre as duas obras e muito pouco material sobre a passagem do autor por Pernambuco. Dessa forma, este artigo tem como objetivo central mostrar nossa experiência nos arquivos, principalmente os públicos, e relatar um pouco da nossa vivência durante esse processo de pesquisa, ainda inconclusa, apresentando algumas dificuldades inerentes a uma pesquisa desta natureza, as rotas que se apresentaram durante esse percurso, bem como os achados de tais arquivos.
Citas
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BORBA FILHO, Hermilo. Um cavalheiro da segunda decadência: Deus no pasto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
CARELLA, Tulio. Orgia: diário primeiro. Rio de Janeiro: José Alvaro, 1968.
CARELLA, Tulio. Orgia: os diários de Tulio Carella, Recife, 1960. São Paulo: Opera Prima, 2011.
CARELLA, Tulio. Picaresca porteña. Buenos Aires: Ediciones Siglo Veinte, 1966a.
CARELLA, Tulio. Roteiro Recifense. Recife: Imprensa Universitária, 1965.
CARELLA, Tulio. Tango, mito y esencia. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1966b.
Exército confirma a prisão de Carella e desmente a de Gregório. Jornal do Commercio, Recife, 27 de abril de 1961.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
MACHADO, Alvaro. Introdução. A trajetória de uma confissão. Tulio Carella. Orgia. São Paulo: Opera Prima, 2011.
MACHADO, Alvaro. Quando dramaturgos se encontram: Federico García lorca, Tulio Carella e Hermilo Borba Filho, entre Buenos Aires e o Recife. Repertório, Salvador, ano 21, n. 31, p. 260-279, 2018.
MARQUES, Reinaldo. Arquivos literários: teoria, histórias, desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
PROFESSOR da U.R não desapareceu: foi preso e está incomunicável. Diário de Pernambuco, Recife, p. 7-26, 26 de abril de 1961.
IV exército confirma furo do diário e esclarece prisão do prof. Carella. Diário de Pernambuco, Recife, p. 7-27, 27 de abril de 1961.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Moacir Japearson Albuquerque Mendonça, Susana Souto Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.