O labiríntico caminho nos arquivos de um autor silenciado
Tulio Carella e sua orgia em um roteiro recifense
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2024vol44n1p40Palabras clave:
Arquivo, Memória, Tulio CarellaResumen
O arquivo, como caminho possível de uma pesquisa literária, apresenta diversas possibilidades. E assim se deu com a nossa pesquisa sobre o intelectual, escritor, poeta argentino Tulio Carella, que foi convidado a dar aulas na recém-criada Escola de Teatro da Universidade do Recife, atendendo a um chamado de Hermilo Borba Filho. Dessa curta passagem pela cidade, de 1960 a 1961, Tulio Carella produziu duas obras calcadas em sua memória pessoal e também coletiva: Orgia, estruturada como romance e com forte teor homoerótico, e Roteiro Recifense, uma coletânea de poemas, muitos também homoeróticos. Pensando em certa medida nas experiências com arquivos literários (Marques 2015), esse caminho de pesquisa deparou-se com pouca ou quase nenhuma fortuna crítica sobre as duas obras e muito pouco material sobre a passagem do autor por Pernambuco. Dessa forma, este artigo tem como objetivo central mostrar nossa experiência nos arquivos, principalmente os públicos, e relatar um pouco da nossa vivência durante esse processo de pesquisa, ainda inconclusa, apresentando algumas dificuldades inerentes a uma pesquisa desta natureza, as rotas que se apresentaram durante esse percurso, bem como os achados de tais arquivos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BORBA FILHO, Hermilo. Um cavalheiro da segunda decadência: Deus no pasto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
CARELLA, Tulio. Orgia: diário primeiro. Rio de Janeiro: José Alvaro, 1968.
CARELLA, Tulio. Orgia: os diários de Tulio Carella, Recife, 1960. São Paulo: Opera Prima, 2011.
CARELLA, Tulio. Picaresca porteña. Buenos Aires: Ediciones Siglo Veinte, 1966a.
CARELLA, Tulio. Roteiro Recifense. Recife: Imprensa Universitária, 1965.
CARELLA, Tulio. Tango, mito y esencia. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1966b.
Exército confirma a prisão de Carella e desmente a de Gregório. Jornal do Commercio, Recife, 27 de abril de 1961.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
MACHADO, Alvaro. Introdução. A trajetória de uma confissão. Tulio Carella. Orgia. São Paulo: Opera Prima, 2011.
MACHADO, Alvaro. Quando dramaturgos se encontram: Federico García lorca, Tulio Carella e Hermilo Borba Filho, entre Buenos Aires e o Recife. Repertório, Salvador, ano 21, n. 31, p. 260-279, 2018.
MARQUES, Reinaldo. Arquivos literários: teoria, histórias, desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
PROFESSOR da U.R não desapareceu: foi preso e está incomunicável. Diário de Pernambuco, Recife, p. 7-26, 26 de abril de 1961.
IV exército confirma furo do diário e esclarece prisão do prof. Carella. Diário de Pernambuco, Recife, p. 7-27, 27 de abril de 1961.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Moacir Japearson Albuquerque Mendonça, Susana Souto Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.














