Bocas tortas: naturalismo sertanejo e literatura das secas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p90Palabras clave:
Sertão, Os Retirantes, Ataliba o Vaqueiro, Literatura NorteñaResumen
O fim do século XIX assistiu a uma modificação na discursividade sobre o espaço sertanejo no circuito da literatura brasileira. Mudanças de cunho político e estético influíram sobre esse processo, mas o episódio trágico da seca de 1877-1880 foi determinante para transformar a forma pela qual o resto do Brasil encarava o sertão e, por conseguinte, a região Nordeste. Foi sobretudo a partir da tematização desse evento que as obras literárias ambientadas no sertão nordestino passaram a representar esse recorte espacial sob uma ótica estritamente negativa, tendência que se afirmaria como a hegemônica na concepção de discursos sobre esse espaço para além do meio literário. As obras Os Retirantes (1879) e Ataliba, o Vaqueiro (1878) foram duas das primeiras representantes dessa que seria considerada a “Literatura das Secas”, tendo sido associadas por Franklin Távora ao que ele propunha ser um “Naturalismo sertanejo”, uma espécie de literatura de transição entre o Romantismo e o Naturalismo “puro” associada a elementos regionais. O entendimento desse rótulo e o cotejo entre os dois textos oferece uma vereda fértil para o entendimento do processo histórico da construção discursiva do sertão pela literatura.
Citas
AGUIAR, Cláudio. Franklin Távora e o Seu Tempo. São Caetano do Sul: Ateliê, 1997.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. As imagens retirantes. A constituição da figurabilidade da seca pela literatura do final do século XIX e do início do século XX. Varia História, Belo Horizonte, v. 33, n. 61, p. 225-251, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-87752017000100010
ALENCAR, José de. Benção Paterna. Obras de Ficção de José de Alencar. V. XII. Rio de Janeiro: José Olympio, 1951.
ALMEIDA, José Maurício Gomes de. A Tradição Regionalista no Romance Brasileiro. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981.
ALONSO, Angela. Idéias em Movimento: A Geração de 1870 na Crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CASTELO BRANCO, Francisco Gil. Ataliba, o Vaqueiro. Ataliba, o Vaqueiro e Outros Escritos. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2016.
CRISTÓVÃO, Fernando. A transfiguração da realidade sertaneja e a sua passagem a mito (A Divina Comédia do Sertão). Revista USP, São Paulo, n. 20, p. 42-53, 1994. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i20p42-53
MILTON, John. Paraíso Perdido. São Paulo: Editora 34, 2018.
NEVES, Frederico de Castro. A miséria na literatura: José do Patrocínio e a seca de 1878 no Ceará. Tempo, Niterói, v. 11, n. 22, p. 80-97, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042007000100005
PATROCÍNIO, José do. Os Retirantes. São Paulo: Clube de Autores, 2018.
ROMERO, Sílvio. O Naturalismo em Literatura. São Paulo: Typographia da Província de São Paulo, 1882.
ROMERO, Sílvio. Prefácio. Tobias Barreto. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Laemmert, 1900. ix-lii.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura Como Missão. São Paulo: Brasiliense, 1999,
TÁVORA, Franklin. Cartas a Cincinato: estudos críticos por Semprônio. Org. Eduardo Vieira Martins. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
TÁVORA, Franklin. Escriptores do Norte do Brazil. A Semana, Rio de Janeiro, v. III, n. 156, 24 de dezembro de 1887. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=383422&pagfis=1236.
TÁVORA, Franklin. O Cabeleira. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1876.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mateus de Novaes Maia, Claudete Daflon dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.