Mudanças tecnoculturais no ato da leitura: tema e horizonte em Kentucky Route Zero
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n1p55Palabras clave:
Teoria do efeito estético, Game studies, Videogames, Kentucky Route ZeroResumen
O artigo investiga a construção de efeitos estéticos entre videogames e seus jogadores, tomando por base a tradição acadêmica da teoria literária e trazendo como exemplo de análise o jogo Kentucky Route Zero (Cardboard Computer 2020). Partimos de uma abordagem interdisciplinar que incorpora a teoria do efeito de Wolfgang Iser (1996, 1999) à área de game studies, buscando responder à seguinte pergunta: para o jogador, como se dá o processo de construção de sentidos em uma mídia em que é convidado a interferir diretamente na materialização textual da obra através de sua agência? Nossos esforços investigativos nos levam a propor, baseando-nos em Murray (2003) e Juul (2019), uma adaptação da teoria do efeito de Iser para a arte dos videogames, a pertinência da qual é subsequentemente testada através da análise de um jogo específico. Os resultados da pesquisa parecem indicar uma nova configuração tecnocultural dos atos de recepção e interpretação, na qual 1) o jogador concretiza a materialidade textual através de suas escolhas e 2) as escolhas não tomadas pelo jogador ainda são incorporadas à estrutura de tema e horizonte da obra, e podem contribuir para a construção de sentidos tanto quanto as decisões efetivamente tomadas.
Descargas
Citas
AARSETH, Espen. Cybertext: perspectives on ergodic literature. Baltimore: The Johns Hopkins University, 1997. DOI: https://doi.org/10.56021/9780801855788
BARTHES, Roland. S/Z. Lisboa: Edições 70, 1999.
CARDBOARD COMPUTER. Kentucky Route Zero: TV Edition. [S. l.]: Annapurna Interactive, 2020a. videogame.
CARDBOARD COMPUTER. Kentucky Route Zero. [S. l.]: Cardboard Computer, 2020b. Disponível em: http://kentuckyroutezero.com/.
ESKELINEN, Markku. The gaming situation. Game Studies, v. 1, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.gamestudies.org/0101/eskelinen/.
FASSONE, Riccardo. Every game is an island: endings and extremities in video games. New York: Bloomsbury, 2018.
FRASCA, Gonzalo. Videogames of the oppressed: videogames as a means for critical thinking and debate. Dissertação (Mestrado em Information Design and Technology) – School of Literature, Communication and Culture, Georgia Institute of Technology. Athens, 2001.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. v. 1. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: 34, 1996.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. v. 2. Trad, Johannes Kretschmer. São Paulo: 34, 1999.
JUUL, Jesper. Half-real: videogames entre regras reais e mundos ficcionais. Trad. Alan Richard da Luz. São Paulo: Blucher, 2019.
LANDOW, George P. Hypertext: the convergence of contemporary critical theory and technology. Baltimore: The Johns Hopkins University, 1992.
MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
SALEN, Katie & Eric Zimmerman. Rules of play: game design fundamentals. Cambridge: MIT Press, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Natalia Corbello, Liliam Cristina Marins
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.