A tuiteratura escrita por meios de fios: notas sobre o gênero tuiteromance
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n1p39Palabras clave:
Literatura eletrônica, Twitter, Narrativa, TuiteromanceResumen
Neste artigo, analisamos um gênero emergente da literatura eletrônica: o “tuiteromance”, no qual obras no Twitter compartilham características com o gênero romance, mas com a adição de particularidades técnicas e estéticas da “tuiteratura”. Para tanto, apresentamos o gênero e, na sequência, analisamos três narrativas: “Descobri um assassinato no Twitter”, de Modesto García (@modesto_garcia); “#RedMonkey”, do mesmo autor, mas em parceria com Manuel Bartual (@ManuelBartual); e “Boi”, de Eduardo Hanzo (@EduardoHanzo). Enfocamos na estrutura e organização dos tuítes; nos recursos hipermidiáticos utilizados na narrativa; na interação de escritor e leitores; e nas características que esses textos assumem no Twitter. Percebemos que os “fios”, recurso do Twitter criado em 2017, permitem mais praticidade à escrita, compartilhamento e leitura dos tuiteromances; e que os recursos hipermidiáticos ajudam na constituição de verossimilhança, economia de caracteres e trazem mais dinamicidade às obras. Também, permite aos autores e leitores interações diretas e indiretas. Concluímos que os tuiteromances compõem um gênero inovador, atinente à literatura eletrônica de terceira geração; que seu estilo é definido por uma combinação entre a criação literária e os recursos técnico-comunicacionais da plataforma; e que o surgimento do “fio” é um ponto de virada na estética do gênero.
Métricas
Citas
ACIMAN, Alexander & Emmett Rensin. Twitterature: The World’s Greatest Books in Twenty Tweets or Less. London: Penguin, 2009.
ASLAM, Salman. Twitter by the Numbers: Stats, Demographics & Fun Facts. Omnicore Agency, 22 fev. 22. Disponível em: https://www.omnicoreagency.com/twitter-statistics/.
BEGINES, Concepción Torres. Novelas en Twitter: el fenómeno de la narrativa en 140 caracteres. Espéculo: Revista de Estudios Literarios, Madrid, 54, p. 208-220, 2014. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/68579.
FLORES, Leonardo. Literatura eletrônica de terceira geração. Trad. Andréa Catropa da Silva. DATJournal, v. 6, n. 1, p. 355-371, 2021. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.346
GARCÍA, Nela [@nelagarnela]. A ver, tengo que contar esto porque estoy FLIPANDO. El otro día me encontré este móvil por la calle. Twitter, 20 ago. 2018. Disponível em: https://twitter.com/nelagarnela/status/1031480480401686528.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GSHOW. ‘Eu, a Vó e a Boi’: thread no Twitter inspirou a série; relembre história que viralizou na web!. GSHOW, Rio de Janeiro, 17 nov. 2021. Disponível em: https://gshow.globo.com/tudo-mais/viralizou/noticia/thread-no-twitter-inspirou-a-serie-eu-a-vo-e-a-boi-relembre-a-historia-que-viralizou-na-web.ghtml.
HALE, Raelynne M. An Ecocritical Approach to Mexican and Colombian Brief Fiction, 2000-2015. Tese (Doutorado em Filosofia) – University of California, Riverside, 2018. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/8pp6r2qk.
HANZO, Eduardo [@EduardoHanzo]. essa briga entre katy perry e taylor boleteira não é a primeira feud entre mulheres bem sucedidas em seus campos. Twitter, 10 jun. 2017. Disponível em: https://twitter.com/EduardoHanzo/status/873634349824061440.
HAYLES, N. Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo: Global, 2009.
JENKINS, Henri, Sam Ford & Joshua Green. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York: New York U P, 2013.
A LITERARY history of Twitter. The Telegraph, 14 out. 2011. Disponível em: https://www.telegraph.co.uk/technology/twitter/8827739/A-literary-history-of-twitter.html.
MONTIEL, Daniel Escandell. Tuiteratura: la frontera de la microliteratura en el espacio digital. Iberical. Revue d’Études Ibériques et Ibéro-américaines, Paris, v. 5, p. 37-48. 2014. Disponível em: https://e-space.mmu.ac.uk/620980/.
MR. BRIGHTSIDE [@plot_tuit]. ¡@Policia! Acabo de resolver un crimen a través de Twitter y tenéis que tomar cartas en el asunto inmediatamente. Twitter, 2 jun. 2018. Disponível em: https://twitter.com/plot_tuit/status/1002904687891410944.
RECUERO, Raquel. Introdução a análise de redes sociais online. Salvador: Coleção Cibercultura, 2017.
RETTBERG, Scott. Collaborative Narrative. Marie-Laure Ryan, Lori Emerson & Benjamim Robertson, eds. The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins U P, 2014. 78-80.
SOLDÁN, Edmundo Paz. Cristina Rivera Garza’s Tweets. Hispanic Issues On Line, Minneapolis, 9, p. 38-39, 2012. Disponível em: https://conservancy.umn.edu/bitstream/handle/11299/183213/hiol_09_03_pazsoldan_cristinariveragarza.pdf.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Denilson Patrick Oliveira Silva, Vinícius Carvalho Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.