Rivais até o último clique? Fotografia e modernidade em Monteiro Lobato e Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2022vol42n2p20Palabras clave:
Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Fotografia e Literatura, Escritor-FotógrafoResumen
Monteiro Lobato e Mário de Andrade foram os escritores brasileiros que mais se dedicaram à fotografia na primeira metade do século XX. Registram-se amigos e famílias, viagens pelo Brasil e pelos Estados Unidos, monumentos históricos e poços de petróleo, paisagens naturais e humanas. Apesar de amadores e homens de letras, em algum momento de suas vidas, ambos acreditaram que suas imagens poderiam ter uma destinação pública, que seriam capazes de expressar algo a respeito do Brasil ou de si próprios. As versões mais difundidas da história da literatura brasileira consagraram o antagonismo estético entre eles. O que suas fotografias podem nos dizer sobre essa rivalidade? Que outras histórias do moderno essa comparação suscitaria? À luz da elaboração da figura do escritor-fotógrafo pelas vanguardas históricas – em particular as soviéticas – e da natureza mecânica da câmera, buscamos observar as afinidades e distinções que marcam as respectivas apropriações do moderno na fotografia desses autores.
Descargas
Citas
ALVES, Gabriela Santos. O Imaginário Fotográfico de Monteiro Lobato. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura), Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/download.php?arquivo=upload/tese_galves_2010.zip.
ANDRADE, Mário de. Será o Benedito! São Paulo: Educ/Giordano/Agência Estado, 1992.
ANDRADE, Mário de. O Turista Aprendiz. Brasília: IPHAN, 2015.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. Diário do Luto, 26 de outubro 1977 – 15 de setembro de 1979. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARTHES, Roland. La Préparation du Roman. Paris: Éditions du Seuil, 2015.
BENJAMIN, Walter. Selected Writings, v. 2-1 (1931-1934). Cambridge: The Belknap Press of Harvard UP, 1999.
BURGIN, Victor. Nagori: Writing with Barthes. Theory, Culture & Society, v. 37, n. 4, p. 167-183, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02632764209104. DOI: https://doi.org/10.1177/0263276420910475
CADAVA, Eduardo. Words of Light. Princeton: Princeton UP, 1992.
CARNICEL, Amarildo. O Fotógrafo Mário de Andrade. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
CARREIRO, Carlos Porto. Impressão artística: O Ateliê de Sylvio Bevilaqua [1911]. Ricardo Mendes, org. Pensamento crítico em fotografia – Antologia Brasil 1890-1930. São Paulo, 2013. 243-246.
CHIARELLI, Tadeu. Um Jeca nas vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
DEIRÓ, Eunapio. A Arte [1904]. Ricardo Mendes, org. Pensamento crítico em fotografia – Antologia Brasil 1890-1930. São Paulo, 2013. 67-80.
Didi-Huberman, Georges. The Album of Images According to André Malraux. Journal of Visual Culture, v. 14, n. 1, p. 3-20, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1470412914562023. DOI: https://doi.org/10.1177/1470412914562023
GILLAIN, Nathalie. Du Géant à l’échiquier. Paul Nougé au pied de la lettre. Interférences littéraires, (nouvelle série), n. 2, p. 113-137, 2009. Disponível em: http://www.interferenceslitteraires.be/index.php/illi/article/view/807.
LAJOLO, Marisa. “Mário de Andrade e Monteiro Lobato: um diálogo modernista em três tempos”. Teresa, São Paulo, n. 8-9, p. 141-160, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/116697. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2008.116697
LÉVINAS, Emmanuel. La realidad y su sombra. Madrid: Trotta, 2001.
LISSOVKSY, Maurício. A Máquina de Esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
LISSOVKSY, Maurício. Pausas do Destino: teoria, arte e história da fotografia. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.
LOPEZ, Telê Ancona. O Turista Aprendiz na Amazônia: a invenção no texto e na fotografia. Carbono, Rio de Janeiro, n. 8, 2014. Disponível em: http://revistacarbono.com/artigos/08-turista-aprendiz-teleancona/.
LOPEZ, Telê Ancona; FIGUEIREDO, Tatiana Longo. Por esse mundo de páginas. Mário de Andrade. O Turista Aprendiz. Brasília: IPHAN, 2015. 19-41.
LOBATO, Monteiro. A Onda Verde. São Paulo: Monteiro Lobato e Cia, 1922.
LOBATO, Monteiro. A Barca de Gleyre (v. 1). São Paulo: Brasiliense, 1948.
Nafpaktitis, Margarita. Multiple exposures of the photographic motif in Vladislav Khodasevich’s “Sorrentinskie Fotografii”. Slavic and East European Journal, v. 52, n. 3, p. 389-413, 2008. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40650989.
PROUST, Marcel. Sobre a Leitura. Campinas (SP): Pontes, 1991.
REISCHL, Katherine M. H. “Where I have been with my camera”: Sergei Tret’iakov and developing operativity. Russian Literature, v. 103–105, p. 119–143, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ruslit.2019.04.005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ruslit.2019.04.005
THE LAY FIGURE. On the Modern Photographer. The Studio; an Illustrated Magazine of Fine & Applied Arts. Londres, v. 60, p. 86, 1913. Disponível em: Studio: international art (60.1914) (uni-heidelberg.de).
VIANNA, Aurélio & Priscila Fraiz, orgs. Conversa entre amigos – correspondência escolhida entre Anísio Teixeira e Monteiro Lobato. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1986.
VIRAVA, Thiago Gil de Oliveira. Uma brecha para o surrealismo: percepções do movimento surrealista no Brasil entre as décadas de 1920 e 1940. Dissertação (Mestrado em Arte Visuais), Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-14112012-223853/pt-br.php.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.