Rivais até o último clique? Fotografia e modernidade em Monteiro Lobato e Mário de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2022vol42n2p20

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Fotografia e Literatura, Escritor-Fotógrafo

Resumo

Monteiro Lobato e Mário de Andrade foram os escritores brasileiros que mais se dedicaram à fotografia na primeira metade do século XX. Registram-se amigos e famílias, viagens pelo Brasil e pelos Estados Unidos, monumentos históricos e poços de petróleo, paisagens naturais e humanas. Apesar de amadores e homens de letras, em algum momento de suas vidas, ambos acreditaram que suas imagens poderiam ter uma destinação pública, que seriam capazes de expressar algo a respeito do Brasil ou de si próprios. As versões mais difundidas da história da literatura brasileira consagraram o antagonismo estético entre eles. O que suas fotografias podem nos dizer sobre essa rivalidade? Que outras histórias do moderno essa comparação suscitaria? À luz da elaboração da figura do escritor-fotógrafo pelas vanguardas históricas – em particular as soviéticas – e da natureza mecânica da câmera, buscamos observar as afinidades e distinções que marcam as respectivas apropriações do moderno na fotografia desses autores.

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Biografia do Autor

Mauricio Lissovsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

LISSOVSKY, M. Rivais até o último clique? Fotografia e modernidade em Monteiro Lobato e Mário de Andrade. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 20–34, 2022. DOI: 10.5433/1678-2054.2022vol42n2p20. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/45908. Acesso em: 28 mar. 2024.