Entre a literatura e o cinema: "Como desaparecer completamente", de André de Leones, um romance coral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p8

Palabras clave:

Literatura contemporânea, Filme coral, André de Leones

Resumen

Desde sua estreia na literatura em 2006, a obra do escritor goiano André de Leones tem sido fortemente marcada pela presença da linguagem cinematográfica. Assim, tendo em mente essa interação intermidiática entre literatura e cinema, este artigo visa demonstrar em que medida o romanceComo desaparecer completamente (2010) apresenta estrutura análoga à de um gênero fílmico que senotabilizou com Robert Altman e Alejandro González Iñarritu: o filme coral. Para tanto, os nossos aportes teóricos encontram-se mormente em Anzuategui (2003), Foglia (2003) e Labrecque (2010).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Ramos de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina.

Citas

ANZUATEGUI, Sabina R. O multiplot cinematográfico da década de 90: funções dramáticas das cenas de morte. In: FABRIS, Mariarosaria et alii (Org.). Estudos Socine de Cinema, ano III 2001. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 430-437.

BOOKER, M. Keith. Postmodern Hollywood: what’s new in film and why it makes us feel so strange. Westport: Praeger, 2007.

DUCHIRON, Suzanne (2006). Les films mosaïques: la plurination symptôme d’un monde en deconstruction. Stardust memories: magazine culturel et cinématographique. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2014.

FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

FOGLIA, Rossana. Multiplotting: sentido entre histórias. In: FABRIS, Mariarosaria et alii (Org.). Estudos Socine de Cinema, ano III 2001. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 438- 443.

LABRECQUE, Maxime. Le film choral: l’art des destins entrecroisés. Séquences: la revue de cinema, Québec, n. 275, p. 31-35, nov./dez. 2011.

LAROCHELLE, Renée. Le spectateur-dieu. Le fil: le journal de la communauté universitaire, Québec, vol. 46, n. 14, 9 dez. 2010. Disponível em http://www.lefil.ulaval.ca/ articles/spectateur-dieu-30371.html.

LEONES, André de. Como desaparecer completamente. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. LEONES, André de. “Notas sobre uma aventura”. André de Leones. Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2014.

MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.

MOREL, Jean-Pierre. Montage, collage et discours romanesque dans les anées vingt et trente. In: BABLET, Denis (ed.). Collage et montage au theater et dans les autres arts dans les années vingt. Lausanne: La Cité – L’Age d’Homme, 1978. p. 38-73.

PISTERS, Patricia. “The mosaic film: nomadic style and politics in transnational media culture”. In: Thamyris/Intersecting: place, sex and race, Amsterdam/New York, n. 23, p. 175-190, 2011.

Publicado

05-12-2015

Cómo citar

Souza, Gustavo Ramos de. «Entre a Literatura E O Cinema: “Como Desaparecer completamente”, De André De Leones, Um Romance Coral». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 29, diciembre de 2015, pp. 8-20, doi:10.5433/1678-2054.2015v29p8.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.