Breves anotações para uma história da imprensa no Brasil - o circuito editorial de Carolina Maria de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2014v28p88Palabras clave:
Literature and Journalism, Literatura e Jornalismo, Carolina Maria de Jesus, História da Literatura no Brasil, História do Jornalismo no BrasilResumen
Estas reflexões procuram atualizar as interfaces entre literatura e jornalismo na contemporaneidade por meio do exame do contexto editorial do best-seller de Carolina Maria de Jesus,Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960). Busca-se nas relações específicas entre a imprensa e a escritora negra melhor compreensão para seu 'desaparecimento' meteórico em seguida a seus recordes estrondosos de venda. Seus diários não editados constituem fonte privilegiada para estas reflexões, que recorrem ainda ao exame das tradições narrativas dominantes no Brasil (Candido 2003). Desvelam-se demarcações dos campos jornalístico e literário, politicamente condicionadas pelo tripé gênero-classe-cor. 'Gênero' se flexiona ainda na dupla valia de eixos [1] discursivo-textuais (ficcional/não-ficcional) e [2] sociais (masculino/feminino), regulando hierarquias que atravessam instituições jornalísticas e literárias.Descargas
Citas
BARCELLOS, Sergio. Arquivando Carolina: Desafios e surpresas na organização do arquivo de Carolina Maria de Jesus. Conferência proferida no I Colóquio Internacional do GEDIR “Elas por elas: o que lembram, o que esquecem, o que fica”. UFRRJ/Instituto Multidisciplinar. 11/06/2014. No prelo.
CANDIDO, Antonio. A revolução de 1930 e a cultura. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2003. 181-198.
DUARTE, Eduardo de Assis e Maria Nazareth Soares Fonseca, orgs. Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte, UFMG, 2011.
FERREIRA, Valeria Rosito. Cinema cidadão e gênero “denúncia”: o caso Cidade de Deus. Revista Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 12: 175, 2004.
FERREIRA, Valeria Rosito. Iconologia da subalternidade no documentário-espetáculo: pan-americanismo e panbrasilidade no embate Orson Welles/Vargas. ArtCultura (Uberlândia), 8: 161-174, 2006.
HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JESUS, Carolina Maria de. Meu estranho diário. São Paulo: Xamã, 1996.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2006.
LAJOLO, Marisa. Poesia no quarto de despejo, ou um ramo de rosas para Carolina Maria de Jesus. Carolina Maria de Jesus. Antologia pessoal. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996. 1-14.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Obra completa. 3 vols. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Disponível em http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?ac tion=download&id=8274 Acesso 03/01/2010
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Entrevista para Literafro. Disponível em < http://www. letras.ufmg.br/literafro/data1/autores/40/entrevistabommeihy1.pdf> Acesso em 28 de agosto de 2014.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Os fios dos desafios: o retrato de Carolina Maria de Jesus no tempo presente. Wagner Gonçalves da Silva, org. Artes do corpo. São Paulo: Selo Negro, 2004. 14-53.
MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
PERPÉTUA, Elzira Divina. A vida escrita de Carolina Maria de Jesus. Belo Horizonte: Nandyala, 2014.
RESENDE, Beatriz e Ettore Finazzi-Agró, orgs. Possibilidades da nova escrita literária no Brasil. Rio e Janeiro: Revan, 2014.
ROSITO, Valeria. Postcolonial female fiction: from the solitary stand in Carolina Maria de Jesus to the solidary diction in Conceição Evaristo. Revista Brasileira de Literatura Comparada (São Paulo) 21: 191-211, 2012.
SANTIAGO, Silviano. “O narrador pós moderno”. Nas malhas das letras. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. 44-60.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Ed UFMG, 2010.
TRAVANCAS, Isabel. O jornalista como personagem de cinema. Marialva Barbosa, org. Estudos de jornalismo (I). Niterói: UFF, 2001, p.122-132.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.