Machado, espectador de Alencar: a cena interdiscursiva na segunda metade do século XIX

Autores

  • Valeria Rosito FAETEC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p24

Palavras-chave:

Teatro no século XIX, José de Alencar, Machado de Assis, interdiscursividade, Nineteenth century theater, interdiscursivity

Resumo

Essas anotações se debruçam sobre a peça alencariana “O que é o casamento?”, de 1861, e prosa ficcional de Machado de Assis, em seu conto “Curiosidade”, de 1879. A “precipitação conteudística” que Peter Szondi nomeia é própria da síntese historicamente condicionada das contradições de um tempo. Discutimos a contribuição de Machado para este fim, com o refinamento de sua prosa ficcional, a antecipação de tendências claramente modernas relativas ao trânsito do sujeito-fetiche, a forte negociação com o público leitor/espectador e a superação concreta e interdiscursiva da dramaturgia sua contemporânea, na qual José de Alencar ocupava lugar de destaque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Rosito, FAETEC

Mestre em Estudos Literários pela State University of New York. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ALENCAR, José de. “O que é o casamento?”. Disponível em http://www.biblio.com.br/conteudo/JosedeAlencar/oqueeocasamento.htm. Acesso em 17/09/2008.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. História de quinze dias. Crônicas. São Paulo: Globo, 1997.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Curiosidade. Gustavo Bernardo Krause, org. Contos de amor e ciúme. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Comédias Refinadas: o teatro de Machado de Assis. XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interações, Convergências. 13 a 17 de julho de 2008. USP – São Paulo, Brasil.

CANDIDO, Antonio. “Literatura como sistema” ------. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Itatiaia, 1993. v.1

FARIA, João Roberto. Machado de Assis, leitor e crítico de teatro. Estudos Avançados (São Paulo) 18.51 (2004): 299-333. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000200020&lng=en&nrm=iso. Acesso em 17/09/2008.

GLEDSON, John. Machado de Assis: impostura e realismo; uma reinterpretação de Dom Casmurro. Trad. Fernando Py. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.

Downloads

Publicado

24-03-2016

Como Citar

Rosito, Valeria. “Machado, Espectador De Alencar: A Cena Interdiscursiva Na Segunda Metade Do século XIX”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 14, março de 2016, p. 24-35, doi:10.5433/1678-2054.2008v14p24.