Machado, espectador de Alencar: a cena interdiscursiva na segunda metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p24Palavras-chave:
Teatro no século XIX, José de Alencar, Machado de Assis, interdiscursividade, Nineteenth century theater, interdiscursivityResumo
Essas anotações se debruçam sobre a peça alencariana “O que é o casamento?”, de 1861, e prosa ficcional de Machado de Assis, em seu conto “Curiosidade”, de 1879. A “precipitação conteudística” que Peter Szondi nomeia é própria da síntese historicamente condicionada das contradições de um tempo. Discutimos a contribuição de Machado para este fim, com o refinamento de sua prosa ficcional, a antecipação de tendências claramente modernas relativas ao trânsito do sujeito-fetiche, a forte negociação com o público leitor/espectador e a superação concreta e interdiscursiva da dramaturgia sua contemporânea, na qual José de Alencar ocupava lugar de destaque.Downloads
Referências
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