O contexto de enunciação e as condições sócio-políticas de encenação da peça Le Demi-monde, de Alexandre Dumas Filho

Autores/as

  • Silvia Pereira Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p88

Palabras clave:

Drama burguês, Enunciação, Campo literário

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de explorar as condições sócio-políticas que levaram o autor Alexandre Dumas filho a optar pelo Théâtre du Gymnase para estréia de sua peça Le Demi-Monde, em 1855. Utilizamos como fonte o prefácio presente na coletânea Teatro Completo, publicada em 1898, no qual o autor explica suas razões para escrever a peça, expondo sua reflexões sobre este teatro e os motivos da recusa do convite para a representação no Théatre-Français. O quadro teórico, por sua vez, compreende a especificidade do diálogo teatral e sua tripla situação de enunciação, conceitos encontrados em Pragmática para o discurso literário, de Dominique Maingueneau (1996).

Biografía del autor/a

Silvia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

24-03-2016

Cómo citar

Santos, Silvia Pereira. «O Contexto De enunciação E As condições sócio-políticas De encenação Da peça Le Demi-Monde, De Alexandre Dumas Filho». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 14, marzo de 2016, pp. 88-96, doi:10.5433/1678-2054.2008v14p88.