Rubem Braga e as estrelas da mídia

Autores/as

  • Luiz Carlos dos Santos Simon Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v13p69

Palabras clave:

Rubem Braga, Crônica, Mídia, Mulher

Resumen

A televisão e a música popular tornam-se, a partir da segunda metade do século XX, referências importantes na vida cultural brasileira. Assim, cabe investigar como a literatura deste período incorpora as linguagens das referidas manifestações culturais. Em crônicas de Rubem Braga, é intenso o trânsito entre o ambiente midiático e um tom mais lírico e poético. São produtos desta negociação duas crônicas que se concentram em figuras femininas destacadas nos meios televisivo e musical: Dina Sfat e Rita Lee. Este trabalho se dispõe a examinar como a perspectiva do cronista diante da mídia ajuda a construir uma imagem de mulher na literatura brasileira contemporânea.

Biografía del autor/a

Luiz Carlos dos Santos Simon, Universidade Estadual de Londrina

Professor da Universidade Estadual de Londrina.

Citas

ARRIGUCCI JR., Davi. Enigma e comentário: ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

BRAGA, Rubem. As boas coisas da vida. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1991.

BRAGA, Rubem. Recado de primavera. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1984.

CARVALHO, Marco Antonio de. Rubem Braga: um cigano fazendeiro do ar. São Paulo: Globo, 2007.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Trad. Ivone C. Benedetti. Bauru-SP: Edusc, 2001.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Publicado

20-12-2008

Cómo citar

SIMON, Luiz Carlos dos Santos. Rubem Braga e as estrelas da mídia. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 13, p. 69–77, 2008. DOI: 10.5433/1678-2054.2008v13p69. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24873. Acesso em: 6 jul. 2024.