A observação científica e o romance como experimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2006v8p51

Palabras clave:

Fotografia, Mídia, Zola, Literatura

Resumen

Este artigo analisa O romance experimental (1880) de Emile Zola dentro do contexto medial do século XIX. Seu ensaio objetiva desligar a literatura contemporânea dos parâmetros românticos e direcionar seus procedimentos em direção à observação visual empírica, aproximando assim a literatura ao discurso e à praxe científica. Para tal, a fotografia como medium idealizado da observação exata e objetiva torna-se uma referência discursiva importante em suas reflexões teóricas. O presente trabalho também avalia suas propostas poetológicas no contexto histórico da diferenciação social e o surgimento de áreas comunicativas e funcionais específicas.

Biografía del autor/a

Michael Korfmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

BAUDELAIRE, Charles. 1989. “Der Salon 1859“. In: Sämtliche Werke. v. 5. München/Wien: Hanser. 127-212.

BERG, William J. 1992. The visual Novel. Emile Zola and the Art of his Time. University Park, Pa: Pennsylvania State University Press.

BUISINE, Alain. 1992. “Les chambres noires du roman”. In: Les cahiers Naturalistes, n° 66. Villiers sur Morin. 243-268.

COHENOFF, Alfred. 1987. “Zola - romancier photographe”. In: Etudes de littérature et de linguistique françaises of ertes au Prof. Bannit. Tel Aviv: Publications du département de français de l’Université de Tel-Aviv. 44-49.

DIDI-HUBERMANN, Georges. 1982. L’ invention de l’ hystérie. Paris: Macula.

EISELE, Ulf. 1982. “Realismus-Theorie”. In: GLASER, Horst Albert (Hg.). Deutsche Literatur. Eine Sozialgeschichte. v. 7. Reinbek b. Hamburg: Rowohlt. 36-46.

FONTANE, Theodor. 1963. Sämtliche Werke. v. 3. München: Hanser.

POE, Edgar Allan. 1840. “The Daguerreotype”. In: A lexander’s Weekly Messenger. January 15, 1840. Disponível em:< http:/ / www.daguerre.org/ resource/ texts/ poe.html>. Acesso em 21 de dezembro de 2005.

GEIMER, Peter. 2002. Ordnungen der Sichtbarkeit. Frankfurt/ M.: Suhrkamp.

HAWTHORNE, Nathaniel. 1984. TheCentenary Edition of theWorks of Nathaniel Hawthorne. Vol. XV, The Letters 1813-1843. Ohio: Ohio State University Press.

LEPENIES, Wolf. 1976. Das Ende der Naturgeschichte. Frankfurt/ M.: Suhrkamp.

MAUPASSANT, Guy. 1991. NotreCoeur. Paris: GF- Flammarion.

MITRY, Jean. 1975. Schriftsteller als Photographen 1860-1910. Luzern/ Frankfurt/ M.,: Bucher Verlag.

MITTERAND, Henri. 1987. “La gênese du roman zolien“. In: Leregard et lesigne. Poétiquedu roman réaliste et naturaliste. Paris: PUF. 37-54.

SCHILLER, Friedrich. 1967. Briefwechsel mit Goethe. Stuttgart: Cotta.

THE CORSAIR. April 13, 1839. Disponível em:<http:/ / www.daguerre.org/ resource/ texts/ corsair.html>. Acesso em: 21 de dezembro de 2005.

WILDE, Oscar. 1970. The artist as critic. London: Allen.

ZOLA, Emile. 1904. Der Experimentalroman. Leipzig: J. Zeitler.

ZOLA, Emile. 1966-1970a. Œuvres complètes. v. 10. Ed. por Henri Mitterand. Paris: Cercle du Livre.

ZOLA, Emile. 1966-1970b. Œuvres complètes. v. 11. Ed. por Henri Mitterand. Paris: Cercle du Livre.

ZOLA, Emile. 1983. “Lettre à Henry Céard Paris, 22 mars 1885”. In: Correspondance. v. 5. Montréal/ Paris: Presses de l’Université de Montréal/ Éditions du CNRS. 248-251.

ZOLA, Emile. 1991. Ecrits sur l’art. Paris: Gallimard.

ZOLA, François Emile e Massin. 1992. Emile Zola Photograph. München: Schirmer/ Mosel.

Publicado

19-03-2016

Cómo citar

Korfmann, Michael. «A observação científica E O Romance Como Experimento». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 8, marzo de 2016, pp. 51-66, doi:10.5433/1678-2054.2006v8p51.

Número

Sección

Artigos