A imprensa religiosa como fonte documental, histórica e literária
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2024vol44n1p11Palavras-chave:
Jornais religiosos, Século XIX, Narrativas moralizantes, RomanceResumo
A pesquisa em fontes primárias revela autores, narrativas e discursos resgatados pelos documentos antes esquecidos ou negligenciados pelas diferentes áreas do saber, incluindo a dos Estudos Literários. O presente artigo objetiva expor um recorte de dados verificados em jornais religiosos do século XIX, brasileiros e católicos, entre as décadas de 1860, os quais não somente se destinaram a condenar a leitura de romances, como também publicaram prosa ficcional em meio à querela ideológica e política intitulada Questão Religiosa. As décadas escolhidas integram o período que compreende o momento histórico, antes e depois do estopim do embate, em 1872. As práticas de leitura, seja por meio de artigos ou de publicação de narrativas, estiveram presentes nestes jornais como meios discursivos e de fundamentação crítica para guiar o público leitor, logo, estas fontes revelam o potencial da ficção como instrumento de persuasão e divulgação de preceitos e posicionamentos ideológicos, como os religiosos. Espera-se que a partir das reflexões provocadas neste trabalho, os periódicos dogmáticos continuem sendo objetos de diferentes pesquisas possíveis na área dos Estudos Literários, como fontes fecundas de discursos e publicações, passíveis de reflexões e questionamentos as quais se instituem para além do resgate histórico-literário, inserindo-se nas pautas e debates políticos.
Downloads
Referências
A CRUZ (1861 – 1864). Disponível em: https://ihgb.org.br/pesquisa/hemeroteca.html.
A ESPERANÇA (1864 – 1865). Disponível em: https://ihgb.org.br/pesquisa/hemeroteca.html.
A TROMBETA DO SANTUARIO: jornal voltado exclusivamente aos interesses da religião. Hemeroteca Digital IHGP. Disponível em: https://ihgb.org.br/pesquisa/hemeroteca.html.
ABREU, Marcia. Trajetórias do romance: circulação, leitura e escrita nos séculos XVIII e XIX. São Paulo: FAPESP, 2008.
ALMEIDA, Rogério Miranda de. Nietzsche e a religião. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/nietzsche-e-a-religiao/.
BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario bibliográfico brazileiro. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1883.
FRANCISCON, Taís. Os romances de Maria Edgeworth: do Reino Unido ao Brasil no século XIX. 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária), Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=493309.
GERMANO, Emanoel da Cunha. Emancipacionismo e abolicionismo nos impressos republicanos em Pernambuco entre 1850 a 1870. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e O Futuro da Educação no Brasil, Recife, p. 1-16, jul. 2019. Disponível em: https://www.snh2019.anpuh.org/site/anais.
LAJOLO, Marisa & Regina Zilberman. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
LARA, Tiago Adão. Tradicionalismo católico em Pernambuco. Recife: Massangana/Fundação Joaquim Nabuco, 1988.
LORGUES, Antoine François Félix Roselly de. O parocho: romance religioso. Porto: Tipografia do Jornal do Porto, 1885. Disponível em: https://archive.org/details/oparochoromancer00roseuoft/page/n7.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. Carla Bassanezi Pinsky, org. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. 111-153.
MARTINS, Karla Denise. Civilização católica: D. Macedo Costa e o desenvolvimento da Amazônia na segunda metade do século XIX. Revista História Regional, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, 2002 [2004]. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2143.
MATTOS, Franklin de. A Cadeia Secreta: Diderot e o romance filosófico. Ilustração de Simone Rebelo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
REIS, Marcos Vinicius, & Josias Freitas Souto. A relação Igreja-imprensa: O nascimento da imprensa católica no Brasil no século XIX. Diversidade Religiosa, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 152-182, nov. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dr/article/view/31334/16497.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jeniffer Yara Jesus da Silva, Márcia do Socorro da Silva Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.