A cidade e a paisagem de uma experiência distante: um olhar existencialista em “Aparição”, de Vergílio Ferreira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p230Palavras-chave:
Palavras-chave: Aparição. Imagens. Paisagens.Resumo
Nas últimas décadas, as discussões acerca da produção e crítica literárias trouxeram novas abordagens teóricas sobre a literatura, de modo a observar as transformações ocorridas na construção dos textos. Ao mesmo tempo, é possível notar que a literatura continua vinculada à História e às ideologias presentes em cada período, evidenciando que tradição e ruptura ainda formam o elo de continuidade, permanecendo evidentes nas mais variadas elaborações críticas. A nossa proposta é apresentar uma leitura das paisagens e imagens presentes em Aparição, de Vergílio Ferreira, além de ressaltar como o texto é estruturado, permite-nos contemplar os elementos apontados por Eagleton (1997). Mesclado de poesia e prosa, de dados históricos e sociais, com um prefácio e um posfácio, o texto vergiliano sugere reflexões teóricas sobre a imagem, paisagens, a fenomenologia (visual) e o texto interrogativo, de estudiosos como Catherine Belsey, Maurice Merleau-Ponty, Michel Collot para fundamentar nossas asserções. Para tanto, as referidas teorias são apresentadas de modo a explicar e a elucidar a linguagem nos excertos selecionados para o corpus deste estudo.
Palavras-chave: Aparição. Imagens. Paisagens.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico; A poética do espaço. Trad. Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. O romance polifônico de Dostoiévski e seu enfoque na crítica literária. In.: ______. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. p. 3-51.
BELSEY, Catherine. A prática da crítica. Trad. Ana Isabel Sobral da Silva Carvalho. Lisboa: Edições 70, 1982.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1993.
COLLOT, Michel. Poética e Filosofia da Paisagem. Organização e tradução de Ida Alves. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FERREIRA, Vergílio. Aparição. Lisboa: Editorial Verbo, 1959.
GOULART, Rosa Maria. Romance Lírico. O percurso de Vergílio Ferreira. Lisboa: Bertrand, 1990.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Trad. Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Clarice Zamonaro Cortez, Maria do Carmo Faustino Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.