Paisagens de pedra em 'Poemas Italianos", de Cecília Meireles
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p194Palavras-chave:
Poemas italianos, Cecília Meireles, Paisagem, PedraResumo
Neste estudo, buscamos investigar o modo como Cecília Meireles trabalha, em Poemas Italianos, com a simbologia da pedra, presente no imaginário coletivo e nas artes (com destaque para a literatura), relendo-a e reafirmando sua plurissignificação e valor poético. Selecionamos como recorte de leitura os poemas “Muros de Roma”, “Os aquedutos” e, de modo mais abreviado, “Via Appia” e “Arco”, que expressam o desenvolvimento de uma consciência histórica e artística a partir dos ditos e não ditos do espaço modificado pelo ser humano. Consideramos, nessa leitura de símbolos, imagens, ritmos e tendências discursivas – que expressam a visão de uma brasileira sobre o território italiano –, postulados de Michel Collot (2013), Octavio Paz (2015) e Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (1997). A pedra, como recorte da paisagem literária, dá a ver, nesses poemas, um espaço em movimento de perene construção bem como o trato de Cecília Meireles com a linguagem poética no livro motivado pela experiência de viagem.
Downloads
Referências
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MOISÉS, Carlos Felipe. “Paisagem, natureza”. Poesia não é difícil: Introdução à análise de texto poético. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996. 35-46.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, jul./dez., 1993.
PAULA, João Antônio de. “As cidades”. Carlos Antônio Leite Brandão, org. As cidades da cidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
PASSOS, Cleusa Rios Pinheiro. Lembranças de Cecília Meireles em Poemas italianos. Leila Vilas Boas Gouvêa, org. Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2007. 81-95.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anny Costa Chaves; Ilca Vieira de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.