O arauto e o destino em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p69Palavras-chave:
Arauto, Literatura Afro-descendente, OralidadeResumo
O objetivo desse trabalho é analisar a figura do arauto na obra de Conceição Evaristo – Ponciá Vicêncio. A obra tem como uma de suas marcas da narrativa, o profundo desenvolvimento psicológico dos personagens, sendo que o narrador nos fala através dos personagens, as suas vivências memorialísticas transmitidas de forma oral e que, aqui, podemos entender como sendo uma marca presente de etnicidade, uma vez que marca a transmissão de informação da comunidade a qual pertence Ponciá.Downloads
Referências
DUARTE, Eduardo de Assis & SCARPELLI, Marli Fantini. 2002. Poéticas da Diversidade. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
EVARISTO, Conceição. 2003. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições.
LOPES, Nei. 2003. Novo Dicionário Banto do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas.
NIETZSCHE, Friedrich. 2007. O nascimento da Tragédia. São Paulo: Escala.
REDINHA, José. 1958. Etnossociologia do Nordeste de Angola. Lisboa: Agência-Geral do Ultramar.
REALE, Giovanni. 1995. História da Filosofia Antiga. Trad. Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola.
UNESCO. 1982. História Geral da África. São Paulo: UNESCO/Ática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.