Tempo e Eternidade: a poesia religiosa de Jorge de Lima e de Murilo Mendes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2003v3p119Palavras-chave:
Poesia religiosa, Jorge de Lima, Murilo MendesResumo
O artigo analisa a obra Tempo e Eternidade, de Jorge de Lima e Murilo Mendes, publicada em parceria em 1935. A análise atenta para os traços caracterizadores dessa obra que definem seu fundamento religioso, enfocando a matéria poética, as recorrentes imagens bíblicas e as mobilizações do sagrado, representadas pela figura do poeta. Para tanto, a abordagem teórica vale-se dos estudos de Alter e Kermode, Eliade, Dufrenne, Durand, acerca do simbolismo religioso presente no imaginário humano.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. 1977. O Ser e o Tempo da Poesia. São Paulo: Cultrix.
BOSI, Alfredo. 1989. História concisa da Literatura Brasil eira. São Paulo: Cultrix.
CHEVALIER, Jean, e Alan Gheerbrant. 1995. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio.
DUFRENNE, Mikel. 1969. O Poético. Porto Alegre: Globo.
DURAND, Gilbert. 1997. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes.
ELIADE, Mircea. 1992. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes.
ELIADE, Mircea. 1993. O mito do eterno retorno. Rio de Janeiro: Edições 70.
FRIEDRICH, Hugo. 1992. Estrutura da Lírica Moderna. São Paulo: Martins Fontes.
FRYE, Northrop. 1973. Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix.
GALACHE, Gabriel, dir. 1995. A Bíblia. São Paulo: Edições Loyola.
HAMBURGER, Kate. 1986. A lógica da criação literária. São Paulo:
Perspectiva. LIMA, Jorge de. 1997. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
MENDES, Murilo. 1995. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
THOMAS, Keith. 1991. Religião e o declínio da magia: crenças populares na Inglaterra, séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhias das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.