Processos argumentativos como recursos de interação em aulas

Autores

  • Paulo de Tarso Galembeck Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2002v5n1p185

Palavras-chave:

Língua falada, Interação, Argumentação, Aulas.

Resumo

 

Este texto trata dos processos argumentativos empregados em aulas para os ensinos médio e superior. É enfatizado o fato de que o uso desses procedimentos só pode ser compreendido dentro da situação específica de comunicação e interação, a aula. Os procedimentos de mais alta freqüência são as relações causais (causa e conseqüência), as citações ou testemunhas, os exemplos, que são aqueles que mais adaptam à interação em aulas. Os demais procedimentos de argumentação requerem uma elaboração mental maior e, por isso, não são discutidos neste trabalho.

 

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Biografia do Autor

Paulo de Tarso Galembeck, Universidade Estadual de Londrina

 

Possui graduação em Letras (Português e Francês) pela Universidade de São Paulo (1969) , mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1990) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2004-07-15

Como Citar

GALEMBECK, Paulo de Tarso. Processos argumentativos como recursos de interação em aulas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 185–198, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2002v5n1p185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3648. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos