“Debate” un como género textual que debe ser fomentado en classes de lenguas extranjeras <b/>

Autores/as

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
  • Adja Balbino Amorim Barbieri Durão Universidade Estadual de Londrina
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2002v5n1p125

Palabras clave:

Género textual, Debate, intercaccionismo sociodiscursivo.

Resumen

En el presente estudio, se propone la inclusión del “Debate” un como género textual que debe ser fomentado en los procesos de enseñanza/aprendizaje de lengua materna y lenguas extranjeras, teniendo en cuenta las necesidades comunicativas que deben desarrollarse o perfeccionarse en el contexto escolar brasileño según la perspectiva del intercaccionismo sociodiscursivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

 

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado (2002) e pós doutorado (2008) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina, membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL - UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002).

 

Adja Balbino Amorim Barbieri Durão, Universidade Estadual de Londrina

 

 

É Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Concluiu seu Doutorado em Lingüística na Universidad de Valladolid, Espanha (1998), o qual foi revalidado pela Universidade Estadual de Londrina na área de Estudos da Linguagem. Obteve seu título de Mestre em Letras Neolatinas (Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui Graduação em Letras Português Espanhol (Bacharelado, 1983 e Licenciatura, 1984) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Realizou seu curso de Mestrado na Universidade de São Paulo e curso de Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São. Atua nas linhas de pesquisa “Ensino de língua portuguesa e outras linguagens" e "Formação do professor de língua portuguesa", investigando gêneros textuais, ação e atividade de professores de língua portuguesa na formação inicial e continuada. Coordena o grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Ferramentas Didáticas para o Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Londrina.

 

 

Publicado

2004-07-15

Cómo citar

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; DURÃO, Adja Balbino Amorim Barbieri; NASCIMENTO, Elvira Lopes. “Debate” un como género textual que debe ser fomentado en classes de lenguas extranjeras <b/>. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 125–157, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2002v5n1p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3636. Acesso em: 23 dic. 2024.