Fricções Lingüístico Culturais na Arena da Sala de Aula: Fronteiras ou Barreiras?

Autores/as

  • Maria Inês Pagliarini Cox Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2002v5n1p107

Palabras clave:

Sala de aula, Descontinuidade interacional, Fronteira/Barreira à aprendizagem.

Resumen

Este estudo revisita duas formas de interpretar a descontinuidade interacional casa-escola e seus efeitos na carreira dos alunos. A primeira se detém nos processos sociais de larga escala, perguntando-se: o que se passa fora da sala de aula, na sociedade mais ampla, que determina os resultados de dentro da sala de aula. A segunda, sem ignorar o que se passa no contexto macro-social, concentra-se nas interações cotidianas que têm lugar nas salas de aula. Nas duas interpretações, a correlação entre descontinuidade lingüística e fracasso escolar é também revisitada. O estudo culmina com uma reafirmação dos princípios basilares da pedagogia culturalmente sensível, mais adequada para orientar o processo de ensino-aprendizagem em contextos lingüístico-culturais complexos.

Biografía del autor/a

Maria Inês Pagliarini Cox, Universidade Federal do Mato Grosso

 

Possui graduação em Letras Anglo pela Universidade Estadual de Maringá (1975), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso.

 

Publicado

2004-07-15

Cómo citar

COX, Maria Inês Pagliarini. Fricções Lingüístico Culturais na Arena da Sala de Aula: Fronteiras ou Barreiras?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 107–123, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2002v5n1p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3634. Acesso em: 4 jul. 2024.