Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa

Autores/as

  • Marcella Bordini Universidade Estadual de Londrina
  • Telma Gimenez Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p10

Palabras clave:

Mapeamento de estudos, Contexto brasileiro, Inglês como língua franca.

Resumen

Este trabalho apresenta um mapeamento de estudos sobre o inglês como língua franca global, publicados no Brasil entre 2005 e 2012. Buscas no Banco de Teses da CAPES, Google acadêmico e alguns periódicos qualificados da área de Letras/Linguística Aplicada foram realizadas com foco em inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional, além de um livro específico, totalizando 67 trabalhos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura e uma metassíntese qualitativa dos estudos localizados (SARNIGHAUSEN, 2011), foi possível verificar que se entende, predominantemente, o conceito de inglês como língua franca como um contexto de uso entre falantes de inglês, principalmente (mas não exclusivamente) entre não nativos, e que essa perspectiva é relevante para o ensino; entretanto, na ausência de pesquisas empíricas de interações envolvendo brasileiros, a formação de professores tem como suporte básico a literatura internacional. Em função dessa lacuna, os educadores brasileiros podem contar com uma produção essencialmente de natureza ensaística. Palavras-chave: Mapeamento de estudos. Contexto brasileiro. Inglês como língua franca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcella Bordini, Universidade Estadual de Londrina

Marcella Bordini

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina- UEL- término em agosto de 2013. Estagiária pelo Laboratóratório de Línguas de 2008 a 2010, atuando nas áreas de ensino de LI e ensino de LF (língua francesa).

Vínculo empregatício a partir de 2011, onde atuou por um ano e 3 meses num instituto de idiomas (Wise Up).Em 2013 atuou com o ensino de LI no Laboratório de Línguas/UEL. 

 

Telma Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Telma Nunes Gimenez (UEL)

e-mail: tgimenez@uel.br

É formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Biblioteconomia pelo College of Librarianship Wales, Mestre em Linguística Aplicada pela PUC/SP (1984) e doutora pelo departamento de Linguistics and Modern English Language da Lancaster University, Inglaterra (1994). Realizou também estágio na Kettering Foundation, Estados Unidos, onde desenvolveu estudos sobre escola pública e democracia. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, onde atua no programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem orientando pesquisas no campo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores. Na graduação orienta estagiários em Prática de Ensino de Inglês. Seus interesses de pesquisa situam-se nas áreas de educação em língua estrangeira, especialmente a língua inglesa como língua franca global, formação de professores e políticas educacionais.

 

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

BORDINI, Marcella; GIMENEZ, Telma. Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 10–43, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17389. Acesso em: 21 dic. 2024.