Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p10Keywords:
Mapeamento de estudos, Contexto brasileiro, Inglês como língua franca.Abstract
Este trabalho apresenta um mapeamento de estudos sobre o inglês como língua franca global, publicados no Brasil entre 2005 e 2012. Buscas no Banco de Teses da CAPES, Google acadêmico e alguns periódicos qualificados da área de Letras/Linguística Aplicada foram realizadas com foco em inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional, além de um livro específico, totalizando 67 trabalhos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura e uma metassíntese qualitativa dos estudos localizados (SARNIGHAUSEN, 2011), foi possível verificar que se entende, predominantemente, o conceito de inglês como língua franca como um contexto de uso entre falantes de inglês, principalmente (mas não exclusivamente) entre não nativos, e que essa perspectiva é relevante para o ensino; entretanto, na ausência de pesquisas empíricas de interações envolvendo brasileiros, a formação de professores tem como suporte básico a literatura internacional. Em função dessa lacuna, os educadores brasileiros podem contar com uma produção essencialmente de natureza ensaística. Palavras-chave: Mapeamento de estudos. Contexto brasileiro. Inglês como língua franca.Downloads
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2014-06-30
How to Cite
BORDINI, Marcella; GIMENEZ, Telma. Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 10–43, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17389. Acesso em: 30 dec. 2024.
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