Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa

Autores

  • Marcella Bordini Universidade Estadual de Londrina
  • Telma Gimenez Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p10

Palavras-chave:

Mapeamento de estudos, Contexto brasileiro, Inglês como língua franca.

Resumo

Este trabalho apresenta um mapeamento de estudos sobre o inglês como língua franca global, publicados no Brasil entre 2005 e 2012. Buscas no Banco de Teses da CAPES, Google acadêmico e alguns periódicos qualificados da área de Letras/Linguística Aplicada foram realizadas com foco em inglês como língua franca, inglês como língua global, inglês como língua internacional e inglês como língua multinacional, além de um livro específico, totalizando 67 trabalhos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura e uma metassíntese qualitativa dos estudos localizados (SARNIGHAUSEN, 2011), foi possível verificar que se entende, predominantemente, o conceito de inglês como língua franca como um contexto de uso entre falantes de inglês, principalmente (mas não exclusivamente) entre não nativos, e que essa perspectiva é relevante para o ensino; entretanto, na ausência de pesquisas empíricas de interações envolvendo brasileiros, a formação de professores tem como suporte básico a literatura internacional. Em função dessa lacuna, os educadores brasileiros podem contar com uma produção essencialmente de natureza ensaística. Palavras-chave: Mapeamento de estudos. Contexto brasileiro. Inglês como língua franca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Bordini, Universidade Estadual de Londrina

Marcella Bordini

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina- UEL- término em agosto de 2013. Estagiária pelo Laboratóratório de Línguas de 2008 a 2010, atuando nas áreas de ensino de LI e ensino de LF (língua francesa).

Vínculo empregatício a partir de 2011, onde atuou por um ano e 3 meses num instituto de idiomas (Wise Up).Em 2013 atuou com o ensino de LI no Laboratório de Línguas/UEL. 

 

Telma Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Telma Nunes Gimenez (UEL)

e-mail: tgimenez@uel.br

É formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Biblioteconomia pelo College of Librarianship Wales, Mestre em Linguística Aplicada pela PUC/SP (1984) e doutora pelo departamento de Linguistics and Modern English Language da Lancaster University, Inglaterra (1994). Realizou também estágio na Kettering Foundation, Estados Unidos, onde desenvolveu estudos sobre escola pública e democracia. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, onde atua no programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem orientando pesquisas no campo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores. Na graduação orienta estagiários em Prática de Ensino de Inglês. Seus interesses de pesquisa situam-se nas áreas de educação em língua estrangeira, especialmente a língua inglesa como língua franca global, formação de professores e políticas educacionais.

 

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

BORDINI, Marcella; GIMENEZ, Telma. Estudos sobre inglês como língua franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 10–43, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17389. Acesso em: 30 dez. 2024.