Ferramenta de Ensino de Engenharia de Tráfego Telefônico a Distância Através da Web
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2012v33n2p229Palavras-chave:
Telefonia Móvel e Fixa, Telecomunicações, Engenharia de Tráfego Telefônico, EAD, Ambientes de Aprendizagem Apoiados por Computador, Informática na Educação.Resumo
Este trabalho pode enquadrar-se na modalidade de ensino a distância (EAD) através da Internet. Buscou-se aumentar a interatividade dos sistemas de EAD por meio do emprego de software de cálculo e simulações, neste trabalho pelo programa matemático Matlab. O emprego de pacotes matemáticos eficientes junto com tecnologias de hipermídia abre as portas de um novo paradigma de ensino e aprendizagem, a se consolidar na alvorada deste novo milênio. Hipertexto, gráficos, animações, áudio, vídeo, calculadores e simuladores eficientes incorporando técnicas de inteligência artificial e o avanço das redes de comunicações de banda larga pavimentarão o caminho a este novo horizonte. A contribuição deste trabalho, além da integração do Matlab em rede, foi o desenvolvimento de um curso introdutório à engenharia de tráfego, em formato hipertexto. Além disso, foram desenvolvidos calculadores das expressões mais importantes de tráfego telefônico para o ambiente do servidor Matlab. Através do programa calculador de tráfego telefônico, o usuário entra com os dados por seu navegador da Internet e os resultados calculados pelo sistema são retornados em forma numérica, de gráficos e de tabelas. O sistema também pode ser empregado em cálculos profissionais de engenharia de tráfego, substituindo com vantagens os métodos tradicionais que empregam tabelas e gráficos estáticos em papel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.