Efeito de NPK na produtividade e componentes químicos do girassol
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n4p533Palavras-chave:
Adubação, Fitoquímicos, Óleo, Proteínas, Helianthus annuus.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da adubação NPK na produtividade e teores de óleo, proteínas e fitoquímicos no girassol e explorar o potencial do modelo matemático nas contribuições marginais dos efeitos da adubação. O ensaio de campo foi conduzido em um modelo fatorial incompleto 33, em dois blocos casualizados, com 15 parcelas por bloco, onde se empregou os níveis zero, 30 e 60 kg ha-1 de N, P e K. Observou-se aumento de produtividade de aquênios com doses estimadas de até 55 kg de N ha-1, 41 kg ha-1 de K2O e 46 kg ha-1de P2O5. O teor de óleo nos aquênios aumentou com incremento de K2O e P2O5 e o teor de proteínas diminuiu com incremento de K2O. Não foram observadas influências da adubação sobre os teores de ácido clorogênio, esterois totais e fósforo total nos aquênios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.