Efeito das condições de germinação de girassol na redução do teor de fitato e ativação de fitase e fosfatase ácida

Autores

  • Juliana da Silva Agostini Universidade Estadual de Londrina
  • Elza Iouko Ida Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p61

Palavras-chave:

Germinação de girassol, Fitato, Fitase, Fosafatase ácida, Metodologia de superfície de resposta.

Resumo

A metodologia de superfície de resposta foi aplicada para investigar o efeito do tempo e temperatura do processo de germinação na redução do teor de fitato e na ativação das enzimas fitase e fosfatase ácida de girassol híbrido(Helianthus annuus) M734. Foi utilizado o delineamento fatorial 22 com duas repetições no ponto central com as variáveis tempo e temperatura em dois níveis, totalizando quatro experimentos com duas repetições no ponto central. Os experimentos foram conduzidos aleatoriamente e o procedimento de germinação foi realizado em câmara de germinação regulada a 25°C com iluminação fluorescente externa por oito dias. As sementes foram coletadas a partir do segundo dia, liofilizadas e moídas para análise de fitato e atividades de fitase e fosfatase ácida. Foi observado que o tempo e temperatura foram significativos na redução do teor de fitato e ocorrência de máxima atividades de fitase e fosfatase ácida na germinação do girassol híbrido. A maior redução do teor de fitato e máxima atividade de fosfatase ácida do girassol híbrido ocorreu no sexto dia de germinação a 30ºC. Entretanto, a máxima atividade de fitase ocorreu no quarto dia de germinação a 30ºC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana da Silva Agostini, Universidade Estadual de Londrina

Mestre do Programa de Pós Graduação em Ciência de Alimentos da UEL.

Elza Iouko Ida, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciência de Alimentos e Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina.Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos/CCA.- Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Agostini, J. da S., & Ida, E. I. (2006). Efeito das condições de germinação de girassol na redução do teor de fitato e ativação de fitase e fosfatase ácida. Semina: Ciências Agrárias, 27(1), 61–70. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p61

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)