Atividades de creatina quinase e lactato desidrogenase na identificação de frangos com estresse e filés PSE (pale, soft, exudative)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3103Palavras-chave:
Halotano, Enzimas glicolíticas, Qualidade da carne.Resumo
PSS do inglês Pork Stress Syndrome (Síndrome do Estresse Suíno) é uma anormalidade que ocorre em suínos. Animais PSS são sensíveis ao anestésico halotano, apresentam maior atividade das enzimas Creatina Quinase (CK) e Lactato Desidrogenase (LDH) e são predispostos ao desenvolvimento de carnes PSE (Pale, Soft, Exudative), comprometendo sua qualidade. Em frangos, pouco se conhece sobre a relação entre a sensibilidade ao halotano e alterações nas atividades destas enzimas com a ocorrência de carnes PSE. O objetivo deste trabalho foi determinar as atividades das enzimas CK e LDH em frangos sensíveis e não sensíveis ao halotano para identificação da susceptibilidade ao estresse e ao desenvolvimento de carnes PSE. As aves foram expostas ao halotano na concentração de 3,0% em oxigênio puro por 5 min. Posteriormente, foram classificadas como sensível ao halotano (HAL+), quando ocorreu o enrijecimento dos membros inferiores e não sensível (HAL-), quando houve ausência de enrijecimento. Após 3 h e 48 h da realização do teste de sensibilidade ao halotano, o sangue foi coletado da veia branquial da asa e o soro foi extraído e armazenado à –22 ºC até as determinações das atividades de CK e LDH. Não foram observadas diferenças (p?0,05) na atividade de CK entre os frangos HAL+ e HAL-. Entretanto, diferenças (p?0,05) foram verificadas nas atividades de LDH nos tempos de 3 h e 48 h, sendo 44,2% e 66,1% respectivamente maiores para o grupo HAL+. A atividade da CK não foi eficaz para identificar os frangos sensíveis ao anestésico halotano, enquanto que a medida de atividade de LDH pode ser utilizada para identificar animais sensíveis ao estresse, com conseqüente problema na qualidade da carne.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.