Seletividade de herbicidas à cultura do milho e ao capim-braquiária cultivadas no sistema de integração lavoura-pecuária

Autores

  • Fabiano André Petter Universidade Federal de Goiás
  • Leandro Pereira Pacheco Universidade Federal do Piauí
  • Sérgio de Oliveira Procópio Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Alberto Cargnelutti Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Raphael Volf Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p855

Palavras-chave:

Brachiaria ruziziensis, Zea mays, Cultivos consorciados, Plantas daninhas, Plantas forrageiras

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade de diferentes herbicidas à cultura do milho e a Brachiaria ruziziensis cultivadas no sistema de integração lavoura-pecuária. O experimento foi conduzido no Município de Nova Xavantina – MT, no período de janeiro a junho de 2008, em solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições, sendo avaliados 11 tratamentos: lactofen (96 g ha-1); lactofen (192 g ha-1); carfentrazone-ethyl (8 g ha-1); carfentrazone-ethyl (12 g ha-1); flumioxazin (25 g ha-1); flumioxazin (50 g ha-1); lactofen + flumioxazin (96 + 25 g ha-1); lactofen + flumioxazin (192 + 50 g ha-1); nicosulfuron (8 g ha-1); nicosulfuron (40 g ha-1) e testemunha sem herbicida. Os tratamentos foram aplicados aos 30 dias após a emergência da cultura do milho.  Avaliaram-se os efeitos dos tratamentos sobre a altura de plantas, fitomassa seca e produtividade de grãos de milho e, também, sobre a fitomassa seca da B. ruziziensis. Os herbicidas flumioxazin, lactofen e carfentrazone-ethyl não apresentaram potencial para utilização em pós-emergência nesse sistema integrado de cultivo, principalmente por apresentar baixa seletividade à cultura do milho. O nicosulfuron na dose de 8 g ha-1 proporcionou produtividade de grãos de milho equivalente à testemunha sem herbicida, e pequena supressão inicial das plantas de B. ruziziensis, sendo, consequentemente, o mais indicado para o controle de plantas daninhas nesse sistema de integração lavoura-pecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano André Petter, Universidade Federal de Goiás

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Rio Verde-Fesurv, Doutorando em Agronomia, área de Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás-UFG, Mestre em Produção Vegetal pela Universidade de Rio Verde-Fesurv, Especialista em Produção de Sementes de Arroz Irrigado pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em: Plantas Daninhas, Fisiologia e Nutrição de Plantas e Fertilidade do Solo.

Leandro Pereira Pacheco, Universidade Federal do Piauí

Prof. Adjunto de Fitotecnia, Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, Rodovia BR-135, km 3, CEP: 64.900-000, Bom Jesus, PI.

Sérgio de Oliveira Procópio, Embrapa Tabuleiros Costeiros

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atuou como Professor Adjunto do Departamento de Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas, e também como Professor Adjunto da Faculdade de Agronomia da Fesurv - Universidade de Rio Verde. Atualmente é Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Pesquisador colaborador da Fesurv -Universidade de Rio Verde, Pesquisador em Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa, Consultor "Ad hoc" de algumas revistas científicas nacionais, e Bolsista de Produtividade do CNPq nível 2. Realiza trabalhos de pesquisa na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos seguintes temas: herbicidologia, biologia de plantas daninhas, fitorremediação de herbicidas e manejo integrado de plantas daninhas em diversas culturas agrícolas.

Alberto Cargnelutti Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Adjunto do Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Maria, Av. Roraima, número 1000, Campus Camobi, CEP:97105-900 Santa Maria, RS. Bolsista do CNPq.

Marcelo Raphael Volf, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduando em Agronomia pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, na cidade de Nova Xavantina - MT.

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

Petter, F. A., Pacheco, L. P., Procópio, S. de O., Cargnelutti Filho, A., & Volf, M. R. (2011). Seletividade de herbicidas à cultura do milho e ao capim-braquiária cultivadas no sistema de integração lavoura-pecuária. Semina: Ciências Agrárias, 32(3), 855–864. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p855

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.