Efeito da densidade populacional de Panicum maximum (cultivar Tanzânia) na fitorremediação de solo contaminado com o herbicida picloram
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p295Palavras-chave:
Residual de herbicidas, Descontaminação do solo, Glycine max.Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da densidade populacional de Panicum maximum (cultivar Tanzânia) sobre a fitorremediação de solo contaminado com o herbicida picloram. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, de setembro de 2006 a fevereiro de 2007. Os tratamentos foram compostos pela combinação entre quatro densidades populacionais da espécie vegetal Panicum maximum (cultivar Tanzânia) (0, 5, 10 e 15 plantas por vaso, equivalentes a 0, 122, 244 e 366 plantas m2, respectivamente) e de três doses do picloram (0, 80 e 160 g ha-1 aplicadas diretamente nos vasos, simulando níveis de contaminação do solo). Após o cultivo da espécie fitorremediadora por 100 dias, efetuou-se, no próprio vaso, a semeadura da espécie bioindicadora da presença do picloram, soja (cultivar Monsoy 6101), na qual foram avaliadas a fitotoxicidade, a altura de plantas e a massa verde e seca da parte aérea. A densidade populacional da espécie fitorremediadora Tanzânia influenciou o nível de fitotoxicidade do herbicida picloram sobre a cultura da soja semeada em sucessão. Das densidades populacionais avaliadas, 122 plantas m-2 foi a mais eficiente na descontaminação do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.