Emergência e crescimento de plantas de cobertura em função da profundidade de semeadura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p305Palavras-chave:
Plantio direto, Integração lavoura-pecuária, Sobressemeadura, Defasagem na emergência.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a emergência de cinco plantas de cobertura em diferentes profundidades de semeadura, visando à obtenção de informações que subsidiem sua utilização na consorciação e sobressemeadura de culturas anuais. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, no delineamento experimental de blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 7, composto pelas plantas de cobertura Pennisetum glaucum var. ADR 300, ADR 500 e BN2, Eleusine coracana e cober crop [híbrido de sorgo com capim-sudão (Sorghum bicolor x Sorghum sudanense)], e por sete profundidades de semeadura das plantas de cobertura (0 cm sem presença de folhas de soja sobre as sementes, 0 com presença de folhas de soja sobre as sementes, 1, 4, 8, 10 e 15 cm). As sementes foram semeadas em vasos e as plantas cultivadas por 40 dias. Avaliaram-se o índice e o tempo de emergência, a altura de plantas, a ftomassa verde e seca da parte aérea, a área foliar, a ftomassa seca radicular e a densidade de comprimento radicular. Houve redução na emergência quando a semeadura foi realizada a zero cm com cobertura. Os milhetos e o híbrido S. bicolor x S. sudanense apresentaram restrições quanto ao uso em consórcio simultâneo. A semeadura realizada a 15 cm não deve ser utilizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.