Biometria de frutos e sementes e tratamentos pré-germinativos em Cassia fistula L. (Fabaceae-Caesalpinioideae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2273Palavras-chave:
Espécie florestal, Morfometria, Dormência, Embebição, Escarificação.Resumo
Este trabalho objetivou caracterizar a morfometria de frutos e sementes de Cassia fistula L. (Fabaceae) e estudar técnicas, mecânica e física, como tratamentos pré-germinativos das sementes desta espécie. As medidas de comprimento, diâmetro, espessura, massa fresca e número de sementes por fruto foram tomadas em uma amostra de 100 frutos, retirada aleatoriamente do lote coletado no município de Souza- PB. Após a extração das sementes dos frutos retirou-se, aleatoriamente, amostra de 100 propágulos para as determinações de comprimento, diâmetro, largura, massa fresca, massa de 1.000 sementes e umidade. Para a superação da dormência foram empregadas as seguintes técnicas: sem escarificação e escarificadas nas faces lateral e oposta ao hilo, sendo estes tratamentos mecânicos sem e com embebição em água destilada por 12 e 24 horas, utilizando-se 100 sementes por tratamento, divididas em quatro repetições. Após aplicação dos tratamentos, as sementes foram semeadas em areia autoclavada. A eficiência dos tratamentos foi avaliada pelas varáveis: primeira contagem da emergência, emergência, índice de velocidade da emergência, tempo médio da emergência e comprimento e biomassa seca da parte aérea e radicular das plântulas. Frutos e sementes de C. fistula possuem, em média, 414 e 8,28 mm de comprimento; 18,9 e 6,25 mm de diâmetro; 20,9 e 3,54 mm de espessura e; 67,3 e 0,1474 g de massa fresca, respectivamente. As escarificações são eficiente para superar a dormência de sementes de C. fistula, aumentando acima de 90 e 50% para as variáveis de emergência e crescimento das plântulas, respectivamente. A embebição em água por até 24 horas não promove superação de dormência. A escarificação aumenta a emergência e o vigor das plântulas de C. fistula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.