Biometria de frutos e sementes e tratamentos pré-germinativos em Cassia grandis L. f. (Fabaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2863Palavras-chave:
Morfometria, Canafistula, Dormência, Embebição, Escarificação.Resumo
A espécie Cassia grandis L. f. (Fabaceae), apresenta importância ambiental e econômica que justificam estudos para o seu melhor aproveitamento. O objetivo deste trabalho é avaliar a morfometria de frutos e sementes de Cassia grandis L. f. e o efeito da aplicação de tratamentos pré-germinativos. A biometria dos frutos foi determinada numa amostra de 100 unidades, retiradas aleatoriamente do lote coletado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, constituindo-se nas determinações de comprimento, largura, massa fresca e número de sementes por fruto. Destas sementes, numa amostra de 100 unidades retiradas aleatoriamente, determinaram-se comprimento, largura, diâmetro e massa fresca dos referidos propágulos. Para superação de dormência utilizaram-se 100 sementes por tratamento divididas em quatro repetições, sendo empregadas as seguintes técnicas: sementes sem escarificação, escarificadas no lado oposto e das duas laterais ao hilo e com corte de 25% e 50% no lado oposto ao hilo, sendo todos estes efetuados sem e com embebição em água destilada por 24 horas. Avaliaram-se primeira contagem, emergência, índice de velocidade de emergência, comprimentos e massas da matéria seca da parte área e da raiz. Os dados biométricos foram analisados em classes de frequências e dos tratamentos pré-germinativos através da análise de variância e do teste de Tukey. Os frutos apresentam em média 34,77 cm de comprimento, 39,96 mm de largura, 174,32 g de massa fresca e 23,63 sementes, que têm, em média, 15,83 mm, 11,34 mm, 6,39 mm e 0,867 g de comprimento, largura, diâmetro e massa fresca, respectivamente. A escarificação aumenta a germinação e afeta negativamente o acúmulo de matéria seca na parte aérea. A embebição não afeta a germinação, mas aumenta o crescimento inicial da parte aérea das plântulas. O corte na semente de 50% na região oposta ao hilo prejudica a emergência e o crescimento das plântulas de Cassia fistula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.