Qualidade física e sanitária de sementes de soja produzidas no estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2515Keywords:
Beneficiamento, Colheita, Comercialização, Glycine max (L.) Merrill.Abstract
A cultura da soja representa aproximadamente 43% da produção de grãos no Brasil, produzindo-se acima de 81 milhões de toneladas na safra 2012-2013. A utilização de sementes de alta qualidade é crucial para uma agricultura produtiva. Sabe-se que sementes com baixa qualidade comprometem a obtenção de um adequado estande de plantas, influindo diretamente na produtividade da lavoura, aumentando os custos de produção pela ressemeadura, ocasionando frequentemente a perda da época adequada e trazendo problemas que refletem diretamente na produtividade. A qualidade de sementes pode ser afetada pelo grau de umidade, danos mecânicos na colheita e no beneficiamento, danos térmicos na secagem, condições ambientais de armazenamento e incidência de insetos e fungos. O Estado de Santa Catarina possui condições climáticas favoráveis para a produção de sementes de soja e empresas que dispõem de tecnologia moderna para a produção de sementes. Portanto, objetivou-se no presente experimento, caracterizar a qualidade física e sanitária das sementes de soja produzidas por empresas, em diferentes regiões do estado de Santa Catarina (Xanxerê, Abelardo Luz, Campos Novos e Canoinhas). Avaliou-se a pureza física, o dano mecânico, o grau de umidade e a qualidade sanitária de sementes em três épocas (recepção na UBS, após o beneficiamento e antes da comercialização). Os resultados obtidos permitiram concluir que a incidência de danos mecânicos e a mistura varietal são os principais problemas nos lotes de sementes de soja e que as sementes de soja produzidas no Estado de Santa Catarina apresentam contaminação por patógenos, recomendando-se o tratamento de sementes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.